NESTE BLOG POSTOMOS ARTIGOS CIENTIFICOS SOBRE FITOTERAPIA INTEGRATIVA, PLANTAS MEDICINAIS, TERAPIAS NATURAIS E PSICANALISE ETC.
domingo, abril 23
NUTRACÊUTICOS: ASPECTOS LEGAIS E CIENTÍFICOS:
Ó SENHOR TÚ ÉS UM DEUS TREMENDO; ( SALMO 68 )
Deus, estabelecido como rei sobre todas as nações, domina sobre os homens e merece a adoração das suas criaturas. No Salmo 68, Davi vê o Senhor na sua posição exaltada como libertador e protetor de Israel cujo poder se estende a todos os outros povos. As nações que ameaçavam a segurança de Israel se humilham diante do Rei dos reis.
O título do Salmo, como é comum na maioria desses hinos, não identifica uma ocasião específica que levou Davi a escrever. Como ele enfatiza o conceito da santa morada de Deus (verso 5) e o templo em Jerusalém (verso 29), parece provável que o Salmo fosse ocasionado ou pela chegada da Arca da Aliança em Jerusalém, ou pelo trabalho de Davi em organizar o culto e preparar para a construção do templo permanente, que seria realizada por seu filho Salomão.
Este Salmo se divide conforme o desdobramento da sua mensagem: (1) As reações opostas quando Deus se levanta (versos 1 a 3); (2) Os justos chamados a adorar porque Deus merece a honra (versos 4 a 6); (3) Começando com a proteção divina na jornada dos israelitas no deserto, Davi traça a história de mais de 400 anos como se fosse a viagem de Deus para chegar no seu templo em Jerusalém (versos 7 a 29); (4) da sua exaltada posição, Deus julga as nações, e elas se submetem à sua autoridade (versos 30 a 31); (5) as nações são convocadas para louvar ao Senhor (versos 32 a 35).
“Levanta-se Deus, dispersam-se os seus inimigos; da sua presença fogem os que o aborrecem” (verso 1). O Salmo inicia com as palavras usadas por Moisés quando Israel partia dos seus acampamentos no deserto (Números 10:34-36). Deus guiava e protegia seu povo, espantando os inimigos no caminho. A presença de Deus assustava seus adversários e deu motivo de alegria aos justos, que cantavam louvores exaltando o nome do Senhor (versos 2 a 4). Várias vezes na Bíblia, encontramos trechos que falam de Deus se levantar para vencer seus inimigos.
Davi cita alguns montes, mostrando que a glória de Deus elevou Sião acima de montanhas bem mais altas. Ele começa com Sinai, o monte onde o Senhor revelou sua lei aos israelitas, dizendo que esse monte “se abalou na presença de Deus” (verso 8; veja Êxodo 19:16-19). É possível que Zalmom (verso 14) seja uma referência ao monte Salmom, onde o filho de Gideão se exaltou antes de ser derrubado por uma mulher (Juízes 9:47-56). O poder de Deus para dispersar os reis inimigos é como o sopro divino que causa a neve a cair sobre o monte. Basã identifica a região do monte Hermom, um dos mais altos da terra de Israel. Embora Jerusalém não chegasse perto da elevação dessa montanha, a presença de Deus elevou a cidade para um nível mais alto ainda: “Por que olhais com inveja, ó montes elevados, o monte que Deus escolheu para sua habitação?” (verso 16). Afinal, o poder não está na altura das montanhas majestosas e sim, na força do próprio Senhor: “Reúne, ó Deus, a tua força, força divina que usaste a nosso favor, oriunda do teu templo em Jerusalém” (versos 28 e 29).
No Salmo 68, Davi vê uma procissão na qual o divino rei chega ao seu santuário para receber tributos e honra dos reis e povos subordinados ao seu poder. A linguagem sugere a subida da Arca da Aliança a Jerusalém (1 Crônicas 15 e 16), ou os planos de levar esse móvel da tenda temporária ao templo projetado por Davi e construído durante o reinado do seu filho e sucessor, Salomão (1 Crônicas 22,28,29; 2 Crônicas 3-5). “Viu-se, ó Deus, o teu cortejo, o cortejo do meu Deus, do meu Rei, no santuário. Os cantores iam adiante, atrás, os tocadores de instrumentos de cordas, em meio às donzelas com adufes” (versos 24 e 25). Ele termina o Salmo com estas palavras de louvor: “Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao povo. Bendito seja Deus” (verso 35).
A mensagem do Salmo 68 utiliza figuras de majestade conhecidas pelos homens para mostrar a sublimidade de Deus. Entre homens, os reis ocupam posições acima dos outros, e Deus é o Rei supremo. Em termos da topografia da terra, as montanhas chamam a nossa atenção, e o monte de Deus é elevado acima de todos os outros. Da sua posição elevada, Deus julga os violentos e cobiçosos e protege aqueles que confiam nele. Por isso, ele merece o respeito e a reverência de todos. Deus é tremendo! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".
sábado, abril 22
NOS NÃO DEVEMOS PENSAR QUE MOREU ACABOU:
Se assim fora, no caso de seres morais, que têm plena consciência do valor do que é certo e do que é errado, e principalmente da sua existência, não haveria qualquer razão para temer um possível juízo futuro da parte de Deus. Qual vantagem teria o que faz o bem sobre aquele que vive para praticar o mal? Afinal, as vicissitudes da vida não atingem tanto a um quanto o outro?
Todavia, a nossa própria constituição moral e o tribunal instalado por Deus na nossa consciência, são os indicadores de um acerto de contas final, no qual haverá um julgamento de caráter eterno para recompensar os que praticam o bem com galardões e a vida eterna, e os que praticam o mal com castigos e uma condenação também eternos. Concluímos então que não haveria qualquer sentido em sermos o que somos (seres morais) caso houvesse uma aniquilação total da nossa existência depois da morte física.
O espírito prossegue eternamente e comparecerá perante Deus para que suas obras sejam julgadas pela justiça perfeita divina. Se não houvesse um juízo final de um Juiz perfeito, poderíamos dizer que isto configuraria a maior injustiça do universo, porque mesmo em nós, que somos imperfeitos, há uma clamor para que haja justiça tanto para recompensar o bem, quanto para punir o mal. Por isso o próprio Deus puniu o pecado com um castigo de valor eterno e infinito, para que pudéssemos ser perdoados e satisfazer à demanda da justiça divina, quando Ele levou o seu próprio filho amado, Jesus Cristo, à cruz, para morrer no nosso lugar! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".
ARTIGO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " ARISTOLOCHIA CYMBIFERA MART. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:
Nome em outros idiomas:
- Inglês: birthwort, pipevine, Dutchman's pipe
Origem, distribuição:
Nativa do Brasil. É encontrada principalmente das Guianas até o centro Oeste do país. Existem no Brasil várias espécies de Aristolochia com características e propriedades semelhantes e também conhecidas pelos mesmos nomes populares.
Uso popular e medicinal:
Amplamente utilizada na medicina tradicional brasileira e de vários países da América do Sul, sendo empregada principalmente para a asma, febres, dispepsias, diarreia pesada, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido e eczemas.
Em algumas regiões é empregada com bons resultados contra a falta de apetite (anorexia), contra os males do estômago em geral (dispepsia), prisão de ventre, indigestão e dor de estômago.
Externamente é empregada para caspa e orquite (inflamação dos testículos) na forma de banho. É usada também no tratamento da falta de menstruação (amenorreia) e nos casos de clorose (anemia peculiar a mulher devido a deficiência de ferro por excesso de sangramento durante a menstruação).
Segundo pesquisadores o suco das folhas de A. triangularis é reputado anti-helmíntico. Afirma também que as Aristolochiaceas passam por neutralizar, ou realmente neutralizam, o veneno das cobras, usando-se internamente para este fim o suco das raízes e folhas. As folhas devidamente contusas são simultaneamente aplicadas sobre o local da picada.
Princípios ativos. Em um estudo com A. ridicula isolou-se duas biflavonas, quatro chalcona-flavonas pouco comuns e um tetraflavonoide.
Dosagem indicada:
Afecção gástrica, hepática, renal, do baço, tensão pré-menstrual. Vários modos de uso:
- Coloque 1 colher (sobremesa) do caule seco em 1 xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Tome 1 xícara (chá) , 2 vezes ao dia, de preferência 30 minutos antes das principais refeições.
- Coloque 2 colheres (sopa) do caule seco em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias, agitando de vez em quando e coe. Tome 1 colher (café) diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.
- Coloque 3 colheres (sopa) do caule seco em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 cálice, de preferência 15 minutos antes das principais refeições.
Reumatismo, ferida, úlcera, micose, sarna:
- Coloque 2 colheres (sopa) de folhas secas picadas em 1 copo de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Aplique no local afetado, com um chumaço de algodão, 2 vezes ao dia.
Contraindicação:
O seu uso interno, nas doses recomendadas, não tem contraindicação, mas não devem ser ultrapassadas. Segundo estudiosos esta planta chega a ser abortivo. Um simples decocto pode produzir o que eles chamam de "embriaguez aristolochica", que tem consequências sérias, inclusive perturbações cerebrais. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A MEDICINA SE FUNDAMENTA NA NATUREZA, A NATUREZA É A MEDICINA, E SOMENTE NELA OS HOMENS DEVEM BUSCA-LA, A NATUREZA É O MESTRE DO MEDICO, JÁ QUE ELA É MAIS ANTIGA DO QUE ELE, E ELA EXISTE DENTRO E FORA DO HOMEM ).
sexta-feira, abril 21
QUANDO NOS CONVERTEMOS A CRISTO A SALVAÇÃO É INSTANTÂNEA; TEXTO ( JOÃO 5: 39-40 )
“39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;
40 mas não quereis vir a mim para terdes vida!”(João 5: 39-40).
A conversão é realmente instantânea e produzida pelo poder operante da graça de Jesus.
Enquanto os fariseus dos dias de nosso Senhor, examinavam as Escrituras procurando achar nelas a vida eterna, não a encontraram porque não conseguiam entender que o conjunto delas apontava para a necessidade de fé no próprio Jesus, para que Ele, pelo Seu exclusivo poder sobrenatural, salve a todo aquele que O buscar com um coração sincero e arrependido, e cheio da verdadeira fé, que é concedida por Deus como um dom àqueles que Ele tem chamado à salvação.
É por isso que Jesus disse aos fariseus que eles não queriam vir a Ele para receberem a vida eterna, apesar de se aplicarem a encontrá-la no exame que faziam das Escrituras do Velho Testamento.
Esta é a razão porque muitos não chegam a se converter, apesar de estudarem exaustivamente a Bíblia, procurando basear a sua salvação no estudo bíblico que realizam.
Não que o estudar a Bíblia não seja importante e necessário ao nosso crescimento espiritual em santificação, mas, realmente, por si só, não pode gerar em nós a nova vida do céu, quando o assunto em pauta é o da nossa justificação e do novo nascimento do Espírito Santo, para que sejamos transformados em filhos de Deus.
Porque, para isto, é necessário poder, e somente a graça é o poder operante que pode realizar tudo o que se refere à salvação.
A lei é norma, mas a graça é poder, Daí ter dito o apóstolo João o seguinte: ” Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” ( João 1-17 ).
Lembram do apóstolo Paulo impondo as suas mãos sobre os discípulos de João Batista, em Éfeso, para que recebessem o Espírito Santo?
Eles foram convertidos naquele mesmo instante.
E a mulher samaritana que se converteu logo no seu primeiro contato com o Senhor Jesus?
E o que diremos de Zaqueu, o publicano?
E do cego Bartimeu?
Todos não foram salvos instantaneamente quando depositaram a sua confiança em Jesus?
É preciso pois apelar aos corações em plena convicção de fé, na certeza de que Jesus pode salvar no momento mesmo em que estivermos apelando para que os pecadores se convertam a Ele.
Evidentemente, é necessário ser convencido do pecado pelo Espírito Santo para que nosso Senhor tenha sentido e significado para nós, como nosso Salvador.
E não são poucos os casos em que o Espírito trabalha por muito tempo no coração das pessoas até que elas possam chegar ao referido convencimento do pecado; mas uma vez que se chegue a este ponto, e quando se arrependem do pecado e confessam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, a salvação será instantânea e definitiva, quando Jesus operá-la, e não será algo que será conquistado aos poucos. O chamado desenvolvimento da salvação – santificação – se seguirá como um processo logo após a conversão, e isto tem a ver com o crescimento espiritual e aperfeiçoamento em santidade, e não com obtenção da salvação propriamente dita.
A exposição das Escrituras, sobretudo da Lei de Deus, da Sua justiça e juízos, muito podem contribuir para este trabalho de convicção operado pelo Espírito, para que sejamos conduzidos ao arrependimento e à fé.
Neste ponto, necessitamos olhar somente para o Senhor Jesus com os olhos da fé, na expectativa de que Ele nos conceda a salvação, pela nossa justificação por Deus e pela regeneração do Espírito Santo (novo nascimento).
Afinal Ele próprio diz que devemos olhar para Ele para sermos salvos.
Além disso, podemos orar com a pessoa sob convicção de pecado, para que ela confesse a Jesus como Seu Salvador e Senhor.
Parece tudo muito simples e fácil, não é verdade?
Todavia, estão implicadas neste ato poderoso e celestial, operações cheias de complexidade e sobrenaturalidade, que somente podem ser operadas pelo próprio Senhor Jesus Cristo, através do Espírito Santo. Pois não se trata apenas de dizer que se crê no Senhor Jesus, mas ser justificado, regenerado e santificado (recebimento da nova vida do céu, ainda que em embrião, de santidade, embora ela seja totalmente santa e perfeita).
Vocês sabem que o próprio Senhor Jesus Cristo crescia em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens, pelo total e perfeito amadurecimento das virtudes do Espírito Santo, que nEle operavam.
Ele havia de fato, se esvaziado completamente, para depender do poder do Espírito, para se tornar um modelo, um exemplo, para nós, os que cremos no Seu santo nome.
Então, é somente depois de convertida, que uma pessoa poderá entender adequadamente o ensino da Bíblia sobre quem é Jesus, o Espírito Santo, e o modo pelo qual convém vivermos para Deus.
A razão de a salvação ser dada por Deus de modo instantâneo e somente por fé, é certamente para que ninguém se glorie, nem mesmo no seu conhecimento bíblico, senão somente na pessoa de Jesus Cristo, pois importa que em tudo, somente Ele seja exaltado e glorificado, pela manifestação do Seu grande poder para transformar os nossos corações! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".
ARTIGO SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO:
O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pela árvore traqueobrônquica que comunica o parênquima pulmonar com o meio exterior, levando o ar para dentro e para fora dos pulmões. No pulmão, as vias respiratórias ramificam-se em tubos cada vez menores, até alcançar os menores espaços aéreos, denominados alvéolos.
O aparelho respiratório é dividido em uma porção condutora (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos) e uma porção respiratória, onde ocorrem as trocas gasosas (bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos).
A respiração envolve a participação de um mecanismo de ventilação, permitindo o influxo (inspiração) e efluxo (expiração) do ar, com a participação da caixa torácica (gradil costal), músculos intercostais associados, músculo diafragma e componentes do sistema elástico (fibras elásticas) do tecido conjuntivo do pulmão.
Além de possibilitar a entrada e a saída de ar, a porção condutora exerce as importantes funções de limpar, umedecer e aquecer o ar inspirado. Para assegurar a passagem contínua de ar, a parede da porção condutora é constituída por uma combinação de cartilagem, tecido conjuntivo e tecido muscular liso, o que lhe proporciona suporte estrutural, flexibilidade e extensibilidade, enquanto que a mucosa da porção condutora é revestida pelo epitélio respiratório.
O sistema respiratório fornece oxigênio (O2) para o sangue, que é transportado até as células do corpo e elimina dióxido de carbono (CO2) através de um processo de difusão entre os alvéolos e o sangue, denominado hematose.
A regulação da ventilação e outros aspectos da respiração também envolvem a passagem do ar pela laringe, o que permite a produção da fala, enquanto que o ar que passa sobre a mucosa olfatória nas cavidades nasais transporta estímulos para o olfato. O sistema respiratório também participa, em menor grau, de funções endócrinas (produção e secreção de hormônios), bem como da regulação das respostas imunes a antígenos inalados.
Aparelho Respiratório: porção condutora do sistema respiratório:
A porção condutora é uma estrutura responsável não somente por transportar o ar, mas também por filtrar, umedecer e aquecer antes de alcançar as porções respiratórias do pulmão.
Ela é constituída pela cavidade nasal, boca, nasofaringe, faringe, laringe, traqueia, brônquios primários, brônquios secundários (brônquios lobares), brônquios terciários (brônquios segmentares), bronquíolos e bronquíolos terminais.
Cavidade nasal:
A cavidade nasal é subdividida pelo septo nasal, cartilaginoso e ósseo em suas metades direita e esquerda. Lateralmente, cada metade é limitada por uma parede óssea onde se projetam três estruturas ósseas delgadas conhecidas como conchas nasais superior, média e inferior e pela asa cartilaginosa do nariz. Nas conchas inferior e média, a lâmina própria contém um abundante plexo venoso.
Ao passar pelas fossas nasais, o ar é aquecido, filtrado e umedecido, atribuindo-se ao plexo venoso função importante nesse aquecimento. A cavidade nasal se comunica com o exterior, anteriormente, através da narina, e com a nasofaringe através das coanas.
A porção anterior da cavidade nasal (vestíbulo) apresenta uma mucosa contínua com a pele do nariz, porém, o epitélio estratificado pavimentoso da pele logo perde sua camada de queratina e o tecido conjuntivo da derme dá origem a lâmina própria da mucosa. Os pelos rígidos e curtos (vibrissas) e a secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas existentes no vestíbulo constituem uma barreira à penetração de partículas grosseiras nas vias respiratórias.
A porção posterior da cavidade nasal é revestida por epitélio colunar pseudoestratificado ciliado (epitélio respiratório) rico em células caliciformes, diferentemente do vestíbulo e da região olfativa. Esta é a maior porção das fossas nasais.
O tecido conjuntivo subepitelial (lâmina própria) é ricamente vascularizado, tem muitas glândulas seromucosas, cuja secreção é lançada na superfície do epitélio, e abundantes elementos linfoides, incluindo linfonodos ocasionais, mastócitos e plasmócitos. Os anticorpos produzidos pelos plasmócitos (IgA, IgE e IgG) protegem a mucosa nasal contra antígenos inspirados, assim como contra a invasão de micróbios.
Estudos mostram que pacientes com relato de epistaxe, deve se saber que normalmente esses sangramentos ocorrem na região anteroinferior do septo nasal, também conhecida como área de Kiesselbach, local rico em anastomoses de artérias que irrigam a mucosa nasal. Quando presente, a exteriorização do sangue pode ser controlada fazendo pressão sobre esta região ou enchendo a cavidade nasal com algodão, gerando assim uma oclusão da área lesada.
A área olfatória é uma região situada na parte superior das fossas nasais, sendo responsável pela sensibilidade olfatória. Essa área é revestida pelo epitélio olfatório e conjuntos de axônios, além de uma lâmina própria subjacente de tecido conjuntivo de frouxo a denso, não modelado, ricamente vascularizado e firmemente aderido ao periósteo, que contém as glândulas de Bowman, secretoras de fluidos que criam uma corrente líquida contínua, que limpa os cílios das células olfatórias, facilitando o acesso de novas substâncias odoríferas. O neuroepitélio colunar pseudoestratificado é formado por três tipos celulares, que contém os quimiorreceptores da olfação: células de sustentação, células olfativas e células basais.
Células de sustentação:
São células colunares prismáticas com microvilosidades apicais, que se projetam para dentro da camada de muco que cobre o epitélio. Seus núcleos ovais ficam no terço apical da célula e o citoplasma é composto por grânulos de secreção contendo um pigmento amarelo-acastanhado, característico da mucosa olfativa.
Acredita-se que estas células promovam a sustentação física, nutrição e isolamento elétrico para as células olfativas.
Células olfativas:
São neurônios bipolares com núcleos localizados inferiormente, cujo aspecto apical de sua terminação dendrítica é modificada, formando dilatações elevadas (vesícula olfativa) e 6 a 8 cílios olfativos, longos e sem motilidade, que se colocam sobre a superfície livre do epitélio.
Os axônios que nascem nas porções basais desses neurônios sensoriais reúnem–se em pequenos feixes, dirigindo-se para o sistema nervoso central. Cada axônio, apesar de ser amielínico, tem uma bainha composta por células de Schwann. As fibras nervosas cruzam a placa cribriforme no teto da cavidade nasal estabelecendo sinapses com neurônios secundários no bulbo olfativo.
Células basais:
São pequenas células arredondadas situadas na região basal do epitélio, entre as células olfatórias e as de sustentação; são as células-tronco (stein cells) do epitélio olfatório.
Durante o processo de inspiração a mucosa nasal úmida filtra o ar fazendo com que partículas, tais como as de poeira, se prendam ao muco produzido pelas células caliciformes do epitélio e pelas glândulas seromucosas da lâmina própria. Como os cílios das células colunares ciliadas não alcançam a camada de muco, seu movimento fica restrito a camada de fluido seroso. Ao se moverem no fluido aquoso, os cílios varrem junto o muco (fenômeno denominado “hidroplanagem”) na interface dos dois fluidos. Desta maneira, os cílios levam as partículas presas no muco para a faringe onde são deglutidas ou expectoradas.
Além de filtrado, o ar também é aquecido e umedecido ao passar sobre a mucosa, que é mantida quente e úmida por sua rica vascularização. Leitos capilares originários destes vasos se colocam logo abaixo do epitélio. O fluxo do sangue indo da parte posterior para a anterior, em sentido antiparalelo ao fluxo do ar, promove a transferência contínua de calor para o ar inspirado por um mecanismo de contracorrente.
O epitélio olfativo é responsável pela percepção de odores, e também dá uma contribuição importante para o sentido da discriminação do gosto. As moléculas de substâncias odoríferas dissolvidas no fluido seroso ligam-se a seu receptor específico.
Quando o limiar de receptores para odor é alcançado, a célula olfativa é estimulada gerando um potencial de ação, e a informação é transmitida através de seu axônio para o bulbo olfativo, uma projeção do sistema nervoso central, onde ela é processada.
Do mesmo modo que os antígenos, que podem ter vários epítopos, cada um dos quais se liga a um anticorpo específico, as substâncias odoríferas possuem várias pequenas regiões, cada uma das quais se liga a um receptor específico para um odor.
Assim, uma determinada substância odorífera pode ligar-se a várias moléculas receptoras de odor, ativando um certo número de neurônios olfativos e fornecendo informação para vários glomérulos.
Vale ressaltar que um determinado glomérulo pode participar do reconhecimento de vários aromas. A fim de impedir que um único estímulo produza respostas repetidas, o fluxo continuado de fluido seroso das glândulas de Bowman limpa constantemente os cílios olfativos.
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