domingo, julho 30

EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DA CANELA EM CASCA (CINNAMOMUM VERUM ) UM SISTEMA AGUOSO E ORGÂNICO VISANDO A OBTENÇÃO DE CINAMALDEIDO:

A canela é uma das especiarias mais conhecidas do mundo. Seu nome científico "cinnamomum verum " que significa “madeira doce”. Conhecida desde 2.500 anos a.C. pelos chineses, possuía mais valor do que o ouro e era utilizada como aromatizantes e perfumes, devido a presença de compostos voláteis. Os compostos voláteis são produtos do metabolismo secundário da planta, conhecidos como óleos essenciais. Os óleos essenciais são misturas complexas, destacando-se a presença de terpenos e fenilpropanóides. O óleo essencial da canela, pode ser extraído das folhas e/ou cascas, sendo a parte interna da casca a mais popular e comercializada com apelo as propriedades terapêuticas do óleo essencial, principalmente devido a presença do cinamaldeído, que possui atividades antimicrobianas e anti-inflamatórias comprovadas. A composição química do óleo essencial varia de acordo com o método de extração adotado, neste sentido o objetivo, deste trabalho, é estudar a influência do método de extração na composição do óleo essencial das cascas de canela, visando obter o maior teor do seu composto majoritário, o E-cinamaldeído. Os métodos de extração estudados foram: destilação por arraste a vapor, hidrodestilação e extração em Soxhlet com solventes orgânicos. Para os métodos de arraste a vapor e hidrodestilação foi avaliado os intervalos de extração de 1h à 2,5h. Na extração com solventes orgânicos foram avaliados os solventes: hexano, diclorometano e acetato de etila. Os óleos obtidos foram analisados por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas, realizando-se a identificação dos sinais por comparação de espectros de massa e a quantificação por integração. O composto majoritário em todas as amostras de óleo essencial foi o E-cinamaldeído, possuindo um teor acima de 70%. O método de arraste a vapor no intervalo de 1,5h de extração foi o método em que se obteve o maior teor de E-cinamaldeído (91,34%). Os rendimentos de extração variaram de 0,4% a 2,5%. " A FITOTERÁPIA TRATA A PESSOA COMO UM TODO NO CONTEXTO DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA INDIVIDUAL E INTELECTUAL: FISIOLOGIA, COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE E CONSCIÊNCIA ".

CONTROLE DE QUALIDADE DE PLANTAS MEDICINAIS:

Determinação da Pureza
Nova tecnologia no combate ao 
controle de qualidade da droga vegetal é imprescindível, pois muitas espécies vegetais são vendidas sem nenhuma garantia de qualidade, o que favorece desde a venda de espécies falsificadas até o armazenamento inadequado da droga vegetal durante a sua comercialização. A análise aqui descrita foi realizado com a droga vegetal adquirida e conhecida popularmente como quebra-pedra. O controle de qualidade dessa droga vegetal foi feito a começar da sua descrição microscópica, para verificar a autenticidade da espécie a fim de evitar equívocos. Também foram realizados testes químicos para confirmar as principais classes de seus constituintes químicos descritos na literatura. Os interesses terapêuticos do Phyllanthus niruri L. provêm principalmente de suas propriedades diuréticas para o combate de cálculos renais. Devido a isso, estão sendo desenvolvidos vários estudos para isolar a substância responsável por tais propriedades, além de elucidar a melhor maneira de tratamento." A FITOTERÁPIA TRATA A PESSOA COMO UM TODO NO CONTEXTO DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA INDIVIDUAL E INTELECTUAL: FISIOLOGIA, COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE E CONSCIÊNCIA ".

sexta-feira, julho 28

SIGNIFICADO DE TEÓLOGIA BÍBLICA:

A teologia bíblica é o estudo das doutrinas da Bíblia, organizado de acordo com sua cronologia e fundo histórico. Em contraste com a teologia sistemática, que classifica a doutrina de acordo com tópicos específicos, a teologia bíblica mostra o desenrolar da revelação de Deus à medida que progredia através da história. A teologia bíblica pode procurar isolar e expressar os ensinamentos teológicos de uma porção específica da Escritura, tal como a teologia do Pentateuco (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento) ou a teologia contida nos escritos de João, etc. Ou pode se concentrar em um determinado período de tempo, como a teologia dos anos do reino unificado. Um outro ramo da teologia bíblica pode estudar um assunto ou tema específico na Bíblia: um estudo sobre "o remanescente", por exemplo, pode pesquisar como esse tema é introduzido e desenvolvido ao longo da Escritura.

Muitos creditam J. P. Gabler, um estudioso bíblico alemão, com o início do campo da teologia bíblica. Ao ser inaugurado a uma cadeira de mestre em 1787, Gabler pediu uma distinção nítida entre a teologia dogmática (sistemática ou doutrinária) e a teologia bíblica. Para Gabler, a teologia bíblica devia ser estritamente um estudo histórico do que se acreditava e ensinava nos vários períodos da história bíblica, independentemente das considerações modernas denominacionais, doutrinais, filosóficas ou culturais. Em geral, os princípios que Gabler propôs estavam corretos e influenciaram o desenvolvimento da teologia bíblica por muitos anos.

No entanto, deve-se ressaltar que não há tal coisa como um estudo da Bíblia com total objetividade. Todo intérprete traz certos pressupostos para a tarefa. Essas pressuposições têm uma influência considerável sobre o processo de interpretação das Escrituras. Como resultado, o campo da teologia bíblica é bem diversificado com todas as opiniões e variações imagináveis do que a Bíblia ensina. A teologia bíblica é totalmente dependente da hermenêutica do teólogo. Os métodos empregados na interpretação das Escrituras são fundamentalmente importantes para a teologia bíblica. A teologia bíblica de alguém não pode ser melhor do que os seus métodos usados para interpretar as Escrituras.

Aqui está uma diferença básica entre a teologia sistemática e bíblica: a teologia sistemática pergunta: "O que a Bíblia como um todo diz sobre os anjos?" e então examina todas as passagens que dizem respeito a seres angélicos, tira conclusões e organiza toda a informação em um corpo de verdades chamado de "angelologia". O produto final é, de Gênesis a Apocalipse, a totalidade da verdade revelada por Deus sobre o assunto.

A teologia bíblica pergunta: "Como a nossa compreensão dos anjos se desenvolveu ao longo da história bíblica?" e então começa com os ensinamentos do Pentateuco sobre anjos e traça a revelação progressiva de Deus sobre esses seres ao longo da Escritura. Ao longo do caminho, o teólogo bíblico tira conclusões sobre como o pensamento das pessoas sobre os anjos possa ter mudado à medida que mais e mais verdade foi revelada. A conclusão de tal estudo é, naturalmente, uma compreensão do que a Bíblia tem a dizer sobre os anjos, mas também coloca esse conhecimento no contexto do "quadro maior" da revelação total de Deus. A teologia bíblica nos ajuda a ver a Bíblia como um todo unificado, e não como uma coleção de pontos doutrinais não relacionados! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ ".

quinta-feira, julho 27

SULFATO DE GLUCOSAMINA UMA ALTERNATIVA PARA OSTEOARTRITE:

A OA é a forma mais comum de artrite e representa uma causa principal de morbidade e incapacidade nos idosos. O principal sintoma da OA é dor, e a maioria dos medicamentos prescritos comumente (por exemplo, acetaminofeno e drogas antiinflamatórias não esteroidais) têm como objetivo aliviar a dor. Alguns destes medicamentos têm efeitos adversos graves e não alteram necessariamente o curso natural da doença. O sulfato de glucosamina, um suplemento nutricional, surgiu recentemente como uma alternativa de tratamento para pacientes com OA. Os efeitos benéficos deste agente condroprotetor foram relatados como revertendo ou pelo menos detendo o progresso da doença sem induzir efeitos adversos graves. Datos limitados de estudios a corto plazo en humanos, Sugeriu que o sulfato de glicosamina administrado oralmente, intravenosamente, intramuscularmente e intraarticularmente pode produzir uma redução gradual e progressiva da dor nas articulações e na sensibilidade, um melhor movimento e rapidez ao caminhar. Os resultados dos estudos também demonstraram que a glucosamina produziu benefícios consistentes em pacientes com OA e que, em alguns casos, poderia ser igual ou superior ao ibuprofeno no controle dos sintomas.
CONCLUSÕES:
Existem evidências de que o sulfato de glucosamina pode aliviar a dor, reduzir a sensibilidade e melhorar a mobilidade em pacientes com OA. No entanto, a maioria dos dados recentes é derivada da literatura européia e asiática e não existem estudos que apoiem seu uso nos Estados Unidos. Os Estudos avaliando o local apropriado de glucosamina no armamentario terapéutico de OA. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( NOSSO PROBLEMA DE HOJE, É QUE NÃO ESTUDAMOS HISTÓRIA, E, POR ISSO, ACHAMOS QUE OS GÊNIOS DE HOJE SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE QUALQUER PESSOA QUE VIVEU NO PASSADO ).

SULFATO DE GLUCOSAMINA: UMA INVESTIGAÇÃO CLÍNICA CONTROLADA NA ARTROSE:

A eficácia e a tolerância de uma nova preparação de sulfato de glucosamina puro, na forma injetável e oral, foram investigadas em 30 pacientes com osteoartrose. Dois grupos de pacientes internados com distúrbios articulares degenerativos crônicos receberam diariamente, durante 7 dias, 400 mg de sulfato de glucosamina ou uma combinação de piperazina/clorbutanol por injeção intravenosa ou intramuscular. Durante as 2 semanas seguintes, os pacientes que receberam glucosamina receberam cápsulas orais de glucosamina (6 x 250 mg por dia); o outro grupo recebeu placebo. A eficácia foi testada pela pontuação semiquantitativa da dor em repouso e durante os movimentos ativos e passivos, bem como a limitação da função articular, antes e após 7 e 21 dias de tratamento. Os pacientes foram questionados positivamente diariamente para possíveis sintomas de intolerância. Hematologia, dados circulatórios e análise de urina foram testados antes e após o tratamento. Durante ambos os tratamentos parenterais iniciais, cada sintoma melhorou significativamente, mas de forma mais rápida e maior no grupo tratado com glucosamina. Durante o período de manutenção, uma melhora adicional foi registrada nos pacientes tratados com glucosamina, enquanto naqueles com placebo os escores de sintomas aumentaram quase até o nível pré-tratamento. Esta foi considerada a principal diferença entre a terapia básica, como a glucosamina, como tratamento puramente sintomático. A tolerância clínica e biológica foi excelente com ambos os tratamentos, e nenhuma queixa definitivamente relacionada à droga foi registrada." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( NOSSO PROBLEMA DE HOJE, É QUE NÃO ESTUDAMOS HISTÓRIA, E, POR ISSO, ACHAMOS QUE OS GÊNIOS DE HOJE SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE QUALQUER PESSOA QUE VIVEU NO PASSADO ).

quarta-feira, julho 26

TERAPIAS INTREGRATIVAS E FITOTERAPIA VIVA COM ESPERANÇA, DESEJA UM FELIZ DIA DOS AVÓS:

                                       

Hoje é o dia de quem, muitas vezes, é nossa referência de acolhimento! Avós e netos podem ter uma relação forte e rica, mesmo com a diferença de gerações. E a gente sempre lembra dos momentos especiais com algum de nossos avós, não é mesmo?

Desde os mais simples no cotidiano até as comemorações especiais. E hoje pode ser uma comemoração singela, mas inesquecível.

Se possível, faça um agrado aos seus avós também. Ligue, mande mensagem, faça a receita que vocês fizeram no passado e conversem bastante, seja grato/ grata por ter esse privilégio de ter avós. " SEJA FONTE DE AMOR "


POR QUE A DOUTRINA CRISTÃ CAUSA TANTA DIVISÃO?

Alguns cristãos veem a palavra "doutrina" quase como uma palavra maldita. O processo de pensamento é essencialmente "a doutrina deve ser evitada porque ela causa divisão entre os cristãos, e Deus deseja que os cristãos se unam como diz em (João 17-21 ) " Embora seja verdade que a doutrina causa divisão, se a divisão ocorrer devido ao desacordo sobre um importante ensino bíblico, então ela não é necessariamente uma coisa ruim. Paulo declara: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos" (2 Timóteo 4-3 ) ( Tito 1:9-2-1 ) proclama: "apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. … Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina."

A fé cristã, mais do que qualquer outra, é baseada na doutrina. As doutrinas da divindade de Cristo (João 1:1-14 ), o sacrifício substitutivo de Cristo (2 Coríntios 5-21 ), a ressurreição de Cristo (1 Coríntios 15-17 ) e a salvação pela graça somente pela fé (Efésios 2:8-9 ) são absolutamente essenciais e não negociáveis. Se alguma dessas doutrinas for removida, a fé é vazia e nula. Existem outras doutrinas na fé cristã que são muito importantes, como a Trindade, a inspiração das Escrituras e a realidade do estado eterno. Se a doutrina cristã estiver causando divisão em qualquer desses pontos, então que assim seja, pois aqueles que negam essas doutrinas precisam ser separados.

No entanto, tem havido uma enorme quantidade de divisão no Corpo de Cristo devido a doutrinas que, pelo menos, não têm status "crucial". Exemplos incluem o momento do arrebatamento, o criacionismo da terra nova versus a terra velha, o carismático versus o não-carismático, o pré-milenismo versus o amilenismo, etc. Essas doutrinas cristãs são importantes. Toda doutrina cristã carrega consigo alguma importância. Entretanto, talvez não valha a pena sofrer separação por causa delas. Há cristãos dedicados e que muito amam Cristo nos dois lados dessas questões. Não devemos nos dividir por causa de questões não essenciais, pelo menos não até o ponto de questionar a validade da fé de outra pessoa.

No entanto, existem graus de divisão que são apropriados mesmo em relação à doutrina cristã não essencial. Uma igreja deve ser unida e com ideais afins quanto ao seu foco, prioridades e ministério. Se existe uma questão doutrinária que impeça o foco unificado de um ministério, é melhor que uma pessoa encontre uma igreja diferente do que causar conflito e divisão dentro de uma igreja. Esse tipo de desacordo tem sido a causa de muitas divisões/denominações dentro da fé cristã. Existem algumas piadas de que a igreja se dividindo talvez seja a maneira mais fácil de plantar uma nova igreja. No entanto, se a divisão devido a uma doutrina não essencial for necessária para evitar a desunião e o conflito, então a divisão é o que precisa ocorrer.

Se todos descartassem seus preconceitos, ideias preconcebidas e pressuposições e apenas aceitassem as doutrinas cristãs que a Bíblia ensina, a divisão não seria um problema. No entanto, todos somos seres caídos e infectados pelo pecado (Eclesiastes 7-20; Romanos 3-23 ). O pecado nos impede de perfeitamente compreender e aplicar a Palavra de Deus. Não compreender e não submeter-se à doutrina cristã é o que causa a divisão, não a própria doutrina. É absolutamente necessário que divisões ocorram devido a desentendimentos pelas principais doutrinas da fé cristã. Às vezes, a divisão sobre questões não essenciais também é necessária (embora em menor grau). Não obstante, a culpa pela divisão nunca deve ser colocada na doutrina. A doutrina cristã, na realidade, é o único caminho para a unidade verdadeira, plena e bíblica dentro do Corpo de Cristo! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?