Segundo a Associação Brasileira de Aromaterapia “É a prática terapêutica que se utiliza das propriedades específicas dos óleos essenciais 100% puros, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa, como a natureza produziu.”.
Usada no dia a dia, é uma forma agradável de manter a saúde e beleza do seu corpo, proporcionando bem-estar familiar e profissional. Transforma os pequenos rituais diários de cuidados com o corpo em momentos de prazer e relaxamento, colocando todo o encanto da Natureza em sua companhia.
Tem servido como um importante apoio a tratamentos tradicionais de saúde e na cosmetologia, por sua eficácia e facilidade de utilização.
A Aromaterapia é usada popularmente na Europa há mais de 80 anos. É também praticada por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde para o tratamento de disfunções orgânicas.
Surgiu há mais de 70 anos, a partir de um acidente com o químico francês Gattefossé que queimou seriamente a mão e, instintivamente, mergulhou-a em uma vasilha contendo óleo essencial de lavanda, o ferimento cicatrizou rapidamente, em poucos dias, sem deixar marcas. Depois, junto com os médicos franceses Balaiche, Lapraz e Valnet, realizaram várias pesquisas sobre as propriedades medicinais, aplicaram em pacientes com doenças graves. Porém, a pioneira em introduzir uma visão holística foi a bioquímica Margaret Maury, desenvolvendo métodos de aplicação em massagens e inalação.
E como funciona Os óleos essenciais estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes. Quando usados na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos. Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano, suas características também auxiliam na elevação espiritual, no relaxamento, na meditação e na sensação de bem-estar
Usam-se os óleos essenciais para prevenção e tratamento de todos os desequilíbrios energéticos que possam estar afetando o corpo físico, emocional e vibracional.
1) Plano Físico
Fortalece as defesas naturais do corpo físico, agindo como um estímulo para o equilíbrio das funções do corpo, restabelecendo as energias, provocando um bom funcionamento em todos os Sistemas Orgânicos, devido à complexa composição química dos óleos essenciais, as propriedades estimulante, relaxante, antisséptico, afrodisíaco, digestivo, cicatrizante, analgésico, diurético, imune estimulante e outros. Podem ser usadas através de massagens, banhos e compressas.
2) Plano Psicológico
É uma atuação mais sutil, atua na mente, nas emoções, chegando às camadas mais profundas do inconsciente. Para entender um pouco mais, é preciso reconhecer que através do:
• Sistema Olfativo, e o começo dele é o nariz, entram as moléculas aromáticas, que percorrem um caminho até o hipotálamo, uma região do cérebro que está ligada à regulagem de várias atividades do corpo, incluindo o sistema endócrino, responsável pelo estimulo e inibição das funções orgânicas, como, o crescimento, ciclos reprodutivos sexualidade e equilíbrio do metabolismo do corpo.
• Sistema Nervoso Autônomo, onde está a maior parte de nossas atividades inconscientes, responsável pela manutenção da vida como a digestão, o ritmo cardíaco, a respiração, o controle da temperatura e, também, a fome, sede, memória e olfato.
3) Plano Vibracional
Os óleos essenciais carregam, em suas moléculas, as vibrações energéticas de sua origem. As plantas da natureza possuem um campo energético que nos beneficiam. Assim, podemos dizer que o óleo essencial no tratamento de aromaterapia cuida do Ser Humano como um todo, no seu plano físico, emocional e energético. Essa atuação regula as funções dos chacras, fortalecendo o corpo astral e consequentemente desenvolvendo o bem estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário