Os arqueólogos, pesquisadores que estudam a ciência da arqueologia, são responsáveis por identificar, estudar e pesquisar por objetos que pertenceram aos povos antigos, ajudando a compreender a estrutura sociocultural das sociedades primitivas e o processo de evolução e transformação dos grupos sociais ao longo dos anos.
As informações arqueológicas obtidas pelos pesquisadores podem ser extraídas a partir de qualquer tipo de material construído (ou destruído) pelo ser humano, como vasos, pinturas, utensílios de cozinha, ferramentas, armas e etc.
Etimologicamente, a palavra "arqueologia" surgiu da junção de dois termos gregos: archaios, que significa "passado" ou "antigo"; e logos, que quer dizer "ciência" ou "estudo"; assim sendo, arqueologia significa "ciência que estuda o passado" ou "ciência que estuda o antigo".
Os objetos antigos são encontrados principalmente através de escavações, nos chamados "sítios arqueológicos".
Para exercer a profissão de arqueólogo, a pessoa deve concluir o curso de ensino superior em arqueologia.
Arqueologia e Paleontologia
Muitas pessoas confundem a arqueologia com a paleontologia.
A arqueologia se limita em procurar, identificar e estudar objetos feitos pelos seres humanos na antiguidade, com o objetivo de aprender um pouco sobre os costumes e tradições das sociedades primitivas.
A paleontologia, por sua vez, estuda a fauna e a flora fossilizada, com o objetivo de conhecer as variedades de espécies de animais e plantas que habitavam a Terra há milhares ou milhões de anos.
Os b são os pesquisadores que estudam os dinossauros e outros animais que já foram extintos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário