domingo, julho 31

O QUE SIGNIFICA KAMPO? A MEDICINA TRADICIONAL JAPONESA COM COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS BASEADAS EM PLANTAS MEDICINAIS:

Além disso, médicos japoneses foram responsáveis por uma série de adaptações nessa medicina para que ela se tornasse mais viável. Hoje em dia o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão reconhece uma série de ervas que são utilizadas pelos médicos. É até mesmo possível pedir reembolso da medicação quando usada em tratamento.

Conheça aqui mais sobre essa medicina e quais são os seus benefícios.

A HISTÓRIA DO KAMPO E SUA CHEGADA NO JAPÃO

A história do kampo começa na China durante o século I antes de Cristo. Ao menos, é somente nesse momento que há registros histórico a respeito do uso medicinal de ervas. Assim, pode ser que esse tipo de medicina tenha começado a se desenvolver muito antes.

Nessa época, acredita-se que Shennong – descrito como um governante chinês mitológico – provou uma série de ervas em seu próprio corpo para provar como elas poderiam fazer bem para a saúde e a ajudar às pessoas. Ao todo ele teria conseguido identificar o melhor uso de cerca de 265 espécies de plantas.

Esse tipo de conhecimento chegou ao Japão somente no século VI depois de Cristo. Essa medicina continuou sendo estudada por japoneses que iam para China somente para saber  mais sobre ela.

Mas, foi somente durante o século X que houve um escrito japonês sobre o uso de ervas e plantas para melhorar a saúde. Foi feito por Tanba Yasuyori e não passava de uma junção de uma série de outros textos chineses sobre o tema.

KAMPO E SEU ESTABELECIMENTO NO JAPÃO

Dessa maneira, foi somente no século XV ou XVI que a medicina kampo começou a criar raízes própria no Japão. A partir daí, os japoneses começam a fazer escritos e estudos mais independentes. As escolas sobre o uso de ervas medicinais também começaram a se estabelecer pelo país.

Porém, esse tipo de medicina sofreu um duro golpe no século XIX quando o Japão começou a se modernizar. O Imperador Meiji resolveu usar o sistema da Alemanha de medicina para ser ensinado no país. Assim, quem tratava as pessoas por meio de ervas acabou sendo proibido de exercer tal função ou não era mais considerado como um médico.

Para o kampo se reestabelecer, os médicos japoneses começaram a fazer uma série de pesquisas que comprovavam a eficácia dos medicamentos da maneira ocidental. Assim, puderam ter reconhecimento novamente durante o século XX e até mesmo ter uma lista do que possui a eficácia comprovada. 

O QUE SIGNIFICA FITOTERÁPIA CHINESA? COMO FUNCIONA? QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

A fitoterapia chinesa, assim como a Aculpultura é uma modalidade terapêutica da medicina tradicional chinesa. Nesse caso, são utilizados ingredientes de origem animal e mineral para produção de um fitoterápico. 

Muitas vezes, o termo é usado para descrever toda a farmacopeia de origem chinesa. 

São diversos os ingredientes que compõem as fórmulas. Todas as receitas são pensadas de forma a maximizar os benefícios e minimizar efeitos colaterais. Tal conhecimento vem sendo transmitido ao longo dos anos, especialmente nas diversas regiões da China. 

Mas a modalidade não parou no tempo. Através da experimentação empírica e de diversas pesquisas, vem sendo realizadas atualizações e registros na farmacopeia oficial. 

Também vem sendo estabelecidas uma base científica e legal nos moldes das ocidentais desde 1929.

Ao longo deste estudo você será apresentado à técnica. Saberá ainda quais são os seus benefícios, como funciona e quando o tratamento é indicado. 

O que é a fitoterapia chinesa? 

A fitoterapia chinesa é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa voltada ao estudo e aplicação de plantas medicinais e suas propriedades. Também são considerados benefícios, toxidade e modo de atuação. 

Sua base está na teoria Yin Yang, na teoria dos 5 elementos, no sistema de

meridianos, na farmacopeia, nos métodos de tratamento baseado na utilização das plantas

medicinais, na catalogação das plantas utilizadas no tratamento e na organização das fórmulas herbáceas.

Embora se trate de um tema menos conhecido, em especial se comparado à acupuntura, a modalidade já é reconhecida. 

Histórico

Como vimos, a fitoterapia nasceu na China. A modalidade se desenvolveu a partir  de observações empíricas e experiências acumuladas ao longo de muitos anos. 

Acredita-se que a técnica seja utilizada desde o início da história chinesa no tratamento de doenças. 

Existem evidências de que há mais de cinco mil anos, por volta de 2852 e 2597 antes de Cristo, na época dos três imperadores, as ervas já eram bastante populares. 

Um importante tratado também marca a sua história. O tratado de HUAN TI NEI JING, de 770 antes de Cristo, descreve a teoria das ervas, as quatro propriedades e cinco sabores.

Com o passar dos anos a modalidade era aprimorada e atualizada, de forma que foram sendo prescritas novas fórmulas, agora mais bem elaboradas, que não mais se baseavam apenas em ervas isoladas. 

As plantas medicinais

As plantas medicinais são a base da fitoterapia chinesa, como podemos ver até aqui. São mais de 12.800 substâncias da Matéria Médica Chinesa já identificadas.

Uma única fórmula de fitoterapia pode conter sete ou mais plantas, imagine então quantas são as variações possíveis. A escolha da fórmula levará em conta o tratamento necessário em cada caso. 

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, temos as seguintes classificações de plantas conforme a sua característica energética: 

De acordo com as suas propriedades térmicas

  • Quente;
  • Morna
  • Fria;
  • Fresca;
  • Neutra.

De acordo com os sabores

  • Azedo;
  • Amargo;
  • Doce;
  • Picante;
  • Salgado.

De acordo com suas direções

  • Ascendente;
  • Descendente
  • Circulante;
  • Submersão.

Indicação

A fitoterapia chinesa é recomendada em diversos casos. Sua atuação é focada no tratamento de desequilíbrios funcionais, drenando excessos e reajustando deficiências. 

Com base na indicação, os ingredientes serão combinados. Assim, poderão, conforme suas características, produzir efeitos terapêuticos. 

A prescrição é personalizada, porém, em geral, busca tratar a doença de forma ampla, fortalecendo o organismo e prevenindo complicações. Esse é um dos principais fatores que diferenciam essa modalidade da alopatia, que foca apenas nos sintomas da condição apresentada pelo paciente. 

A partir de uma primeira análise, são realizadas então associações entre as plantas, sempre considerando sua classificação e suas propriedades. 

Ervas mornas ou quentes são classificadas como Yang (ideia de interação entre forças opostas), sendo indicadas para fortalecer o corpo e ajudando no tratamento de doenças relacionadas ao frio.

Como exemplos podemos citar o gengibre seco e a canela. 

As ervas frias ou frescas são chamadas Yin e ajudam a reduzir o calor, aliviando inflamações e acalmando os nervos. Possuem ainda função antibiótica, sedativa e auxiliam nos casos de doenças acompanhadas de febre.

Como exemplos podemos citar a scutellaria, o coptis e a gardênia.

Assim como acontece com as propriedades térmicas, que fazem variar a função da planta, se dá com as suas demais características. 

Contraindicação e possíveis efeitos colaterais

Praticamente não existem contraindicações. Contudo, como ressalta o Colégio Brasileiro de Aculpultura é importante ter conhecimento da MTC para utilizar fitoterapia chinesa.

Quanto aos efeitos colaterais, cada mistura tem os seus. Além disso, como se trata de mistura na maioria dos casos, esses efeitos podem ser consequência da interação entre diferentes princípios ativos. 

Evidências para medicina tradicional chinesa

Durante muito tempo houve grande preconceito por parte da comunidade médica ocidental em relação à medicina tradicional chinesa. Sem dúvidas, o maior exemplo da mudança desse cenário é a aculpultura já reconhecida como especialidade médica no Brasil.

Contudo, é ainda complicado obter evidências de qualidade sobre os princípios ativos das ervas da MTC não são purificados. 

Por causa disso, também é difícil determinar a dose de cada erva. São poucas as informações disponíveis sobre biodisponibilidade, farmacocinética e farmacodinâmica. Por último, seria necessário prever a forma como os principios ativos interagem entre si, que é, na verdade, complexa e variável. 

Apesar dos desafios, muitos pesquisadores já demonstraram os benefícios da modalidade. Estudos preliminares com o Tripterygium wilfordii (trovão de Deus) demonstraram atividades anti-inflamatórias e sugeriram eficácia clínica no tratamento da artrite reumatoide, por exemplo. Também foram provados benefícios em casos de síndrome do cólon irritável. 

Além disso, estudos preliminares mostraram que o astrágalo pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes tratados com quimioterapia para câncer de pulmão.

Embora tais avanços devam ser considerados, é fato que são necessários novos estudos e pesquisas mais aprofundadas sobre o tema. 

Benefícios da fitoterapia chinesa 

A fitoterapia chinesa tem se difundido, inclusive no ocidente, e existem bons motivos para isso. A tendência é isso se tornar ainda mais comum, diante da reaproximação da população com a natureza para alcançar melhor qualidade de vida.

E os benefícios são muitos, a terapia é capaz de contribuir em casos de doenças complexas e de difícil resolução. 

A modalidade é importante não só no tratamento, mas também na prevenção de diversas patologias e no cuidado com o uso exagerado de medicamentos.

MONTEVERDÍA ÍLÍCÍFOLÍA: ( ESPINHEÍRA SANTA ) PARA QUE SERVE? QUAÍS SÃO OS BENEFÍCIOS?

O chá espinheira santa é extremamente benéfico para a saúde. Em síntese, ele é muito usado para tratar problemas no trato digestivo, mas existem outras finalidades. 

A planta espinheira santa é nativa da região sul do Brasil. Famosas por ser usada como erva medicinal, ela auxilia no tratamento de doenças relacionadas ao trato digestivo, como a gastrite, por exemplo.

Por ser uma fonte rica em propriedades cicatrizantes e antissépticas, o chá espinheira santa tem sido usado e difundido, amplamente, por comunidades de todo o país, bem como é recomendado por médicos que são adeptos do uso de remédios caseiros.

espinheira-santa (Monteverdia truncata – sinônimo Maytenus ilicifolia) é uma planta da família C elastraceaea Em jardins externos alcança o porte de arbusto, com até três metros de altura. Em vasos grandes, em varandas, atinge até um metro.

Popularmente conhecida como espinheira-santa, espinheira-divina, maiteno, salvavidas, sombra-de-touro, erva-cancerosa, congorça, cancerosa, cancorosa, espinho-de-deus, e congorça. É considerada planta medicinal.

PARA QUE SERVE O CHÁ DA ESPINHEIRA SANTA?

Em resumo, a espinheira santa serve para tratar problemas estomacais, como gastrite, úlcera, azia e refluxo. Isso porque, ela possui uma poderosa ação antioxidante, que por sua vez, protege as células.

Essa proteção reduz a acidez gástrica e, por isso, protege a mucosa do estômago. Mas, além disso, a planta também combate a H. Pylori e aos refluxos gástricos.

Outro aspecto importante a ser relacionado ao consumo do chá espinheira santa é que ele pode ser usado para tratar doenças que necessitam de analgésicos. Mas em muitos casos, a bebida é usada, por exemplo, no tratamento contra o câncer, por conter propriedades antitumorais e analgésicas.

PRINCIPAIS NUTRIENTES DA ESPINHEIRA SANTA:

  • Taninos – Os taninos possuem uma ação antisséptica. Dessa forma, são capazes de paralisar as fermentações gastrintestinais e analgésicos;
  • Epigalocatequina –  Sua principal função é de cicatrizar lesões ulcerosas no estômago, pois, ela é capaz de controlar a produção de ácido clorídrico;
  • Ácidos tônico e silícico –  Ambos também possuem a ação antisséptica e cicatrizante;
  • Fridenelol –  Seu efeito gastroprotetor é seu maior benefício!

cha espinheira santa

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DA ESPINHEIRA SANTA:

Já deu para perceber que existem muitas vantagens em consumir o chá espinheira santa, não é mesmo? Afinal, ele serve para muitas doenças, sobretudo aquelas relacionadas ao estômago. Mas, confira outros grandes benefícios da bebida:

CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA AUMENTA A IMUNIDADE:

Suas folhas são consideradas terapêuticas, porque contém polifenóis (importantes antioxidantes) e triterpenos (compostos usados em medicamentos).

Essa poderosa ação antioxidante é essencial para fortalecer a imunidade. Além disso, previne o envelhecimento precoce. Sem contar que, ele é excelente para desintoxicar o organismo.

ALIVIA DORES DE ESTÔMAGO E TRATA GASTRITE E ÚLCERAS:

O chá de espinheira santa é capaz de amenizar dores no trato digestivo.

Além de contar com propriedades antissépticas e cicatrizantes, a bebida também conta com uma ação anti-infecciosa. E em conjunto com os demais benefícios, o chá ameniza as dores e alivia a sensação de queimação.

TEM PROPRIEDADES DIURETICAS E LAXATIVAS:

Suas propriedades laxativas e diuréticas ajudam a eliminar as toxinas do corpo por meio da urina.

Ademais, o chá serve para tratar prisão de ventre. Sendo assim, melhora o funcionamento do intestino.

ALIVIA OS DESCONFORTOS CAUSADOS PELOS GASES:

chá de espinheira santa consegue atuar na fermentação gastrointestinal. Por conta disso, consegue aliviar o desconforto causado pelos gases.

PREVINE CÂNCER DE PELE:

Os triterpenos presentes nas folhas do chá podem auxiliar no tratamento do câncer, em específico, o de pele.

Mas, ele não substitui o tratamento convencional para a doença. Em caso de tumores, ou suspeita de tumor, procure seu médico.

COMO PREPARAR UM CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA:

Para preparar o chá de espinheira santa como bebida, ou seja, para ingerir, faça o seguinte passo a passo:

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Somente as folhas são usadas no preparo do chá. Sendo assim, adicione-as na água fervente e tampe o copo. Deixe repousar por 15 minutos. Em seguida, coe a bebida e beba enquanto ainda estiver morno.

Não se recomenda ingerir o chá de espinheira santa por mais de 3x ao dia. E, aconselha-se bebê-lo em jejum e/ou, antes de cada refeição.

OUTRAS FORMAS DE USAR A ESPINHEIRA SANTA:

Você também poderá usar a espinheira santa em forma de cápsulas. Nesse sentido, você pode comprar o chá em farmácias ou em casas especializadas.

Em cada dose, existe aproximadamente 380 mg de extrato seco de Maytenus ilicifolia. Sendo assim, use no máximo, 2 cápsulas ao dia, antes das principais refeições.

Outra maneira de usar a espinheira santa para melhorar a saúde do corpo é através de compressas quentes. Nesse sentido, você deverá aplicar a compressa diretamente na lesão para tratar acnes (espinhas), cicatrizes e eczema.

RECOMENDAÇÃO E CONTRAINDICAÇÃO:  

Pessoas que, eventualmente, apresentaram algum tipo de reação alérgica quanto estiveram em contato com a planta, não devem usá-la de forma alguma.

Além disso, se você estiver grávida ou amamentando a criança não beba o chá. Pois, há relatos de que o chá pode ser abortivo e também, pode reduzir a quantidade de leite materno.

Idosos que fazem uso de medicamento controlado para tratar doenças crônicas e/ou crianças menores de 12 anos, só devem consumir a bebida sob supervisão de um profissional. 

O VALOR DA SABEDORIA: TEXTO ( PROVÉRBIOS 14: 1-35 )

14:1 O valor da sabedoria

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.”
 

A sabedoria edifica a nosso lar, essa verdade não se aplica somente para as mulheres. um homem sábio também edifica seu lar e o insensato o destrói. Para manter um lar em harmonia e glorificando a Deus é necessário que a família busque constantemente por sabedoria. Quem não é sábio desagrega, trai, divide e separa.

14:2 A retidão

“O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza.”

O “desprezar” que o texto se refere pode ocorrer de forma inconsciente na vida de alguém, mas não é menos prejudicial por isso. Toda vez que alguém se desvia do caminho de Deus está escolhendo a sua vontade antes da de Deus.

14:3 A língua

“Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios.”

O insensato é a pessoa que fala muito, não comunica nada e se complica em tudo. Quem não é sábio tropeça na própria língua, deixa a prudência de lado e cede aos desejos do seu ego. O cuidar com as palavras é fundamental na caminhada cristã.

14:4 Arrumado, mas sem valor

“Não havendo bois o estábulo fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheita.”

Antes de tudo precisamos saber que esse Provérbio não é um argumento em favor do desleixo físico ou moral. O que Salomão está dizendo é que a limpeza sem trabalho não é sinal de progresso, mas de estagnação. O trabalho sempre gera movimento, barulho e sujeira. Precisamos manter nossa casa limpa, mas não a custo de diminuir a alegria de ser livre dentro dos nossos próprios lares.
 
  14:6 A sabedoria não habita na insensatez

“O escarnecedor busca sabedoria e não acha nenhuma, para o prudente, porém, o conhecimento é fácil.”

Sabedoria é mais do que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Há muitas pessoas cultas que são tolas, enquanto pessoas que nunca entraram em uma universidade são extremamente sábias.

14:7 O perigo das más companhias

“Desvia-te do homem insensato, porque nele não acharás lábios de conhecimento.”

Quem anda com o tolo, tolo se torna. O primeiro passo no caminho da felicidade é nos afastarmos do conselho dos ímpios, do caminho dos pecadores e da roda dos escarnecedores. É impossível viver no pecado e ao mesmo tempo ter prazer na leitura da Bíblia.
 
  14:8 O bom senso e a tolice

“A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano.”

O prudente é aquele que busca entender o seu próprio caminho, e isso é feito à luz da Palavra de Deus, pela iluminação do Espírito Santo. O tolo é aquele que vive enganado acerca de sua identidade e do seu destino, ainda faz da vida uma corrida inglória com o propósito de enganar outras pessoas.

14:9 Quem zomba do pecado é louco

“Os insensatos zombam do pecado, mas entre os retos há benevolência.”

Os retos são aqueles que reconhecem sues pecados, os confessam e os abandonam. Diferente dos ímpios, eles sentem tristeza pelo pecado cometido, não somente pela consequência do pecado. Os retos fogem do pecado, enquanto os tolos fogem de Deus para o pecado.

14:10 A vida nem sempre é fácil

“O coração conhece a sua própria amargura, e o estranho não participará no íntimo da sua alegria.”

Essa palavra se refere ao íntimo do coração, Salomão está consciente das emoções e responsabilidades compartilhadas. Porém existe uma profundidade na amargura e alegria que só é conhecida internamente e individualmente.
 

14:11 Não construa sua casa na areia

“A casa dos ímpios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá.”
 

Uma casa pode ser extremamente bonita e atraente, mas, se não for construída sobre um sólido fundamento, será destruída quando a tempestade chegar. Assim é a vida das pessoas que não conhecem Deus, elas não possuem um firme fundamento. A Bíblia é clara em dizer que se o Senhor não edificar uma casa em vão trabalhou o homem.
 
  14:12 Caminhos

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”
 

As aparências são enganosas, as coisas nem sempre são aquilo que aparentam ser. Há caminhos que parecem ser retos aos olhos, mas desembocam na morte. O diabo com sua astúcia mostra os atrativos do pecado, mas esconde as suas consequências. Quem escolhe o caminho errado inevitavelmente sofrerá as consequências.
 

14:13 A alegria doce-amarga

“Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza.”

Essa passagem pode apresentar dois sentidos. (1) há tragédias na vida, da qual as risadas não oferecem nenhum escape pleno; (2) nossos humores raramente ficam livres de serem afetados por sentimentos opostos, mas nenhum deles é permanente.
 

14:14 Colhemos o que plantamos

“O que no seu coração comete deslize, se enfada dos seus caminhos, mas o homem bom fica satisfeito com o seu proceder.”

Quem semeia maldade colherá maldade, o infiel de coração não só colhe o mal que semeou, mas faz uma abundante colheita a ponto de fartar-se. Ele semeia apenas vento, mas sua colheita é tempestade. O mal que ele cultivou no coração irá encurralar sua vida por todos os lados e aquilo que ele desejou no secreto transborda publicamente.

14: 15-17 Cautela

“O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos. O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro. O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado.”

Temos aqui três palavras de cautela, não é por acaso que a sabedoria acumulada de todas as culturas geralmente recomenda atitudes pensadas e comedidas. É importante pausar, pensar o que se ouve, o que pode ser feito com segurança e onde o nosso temperamento é capaz de nos levar. Infelizmente pessoas que não tem essas atitudes existem por todas as partes, são conhecidas como: inexperientes, tolos e irritadiços.
 

14:18 O valor do conhecimento

“Os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes serão coroados de conhecimento.”
 

O conhecimento é o melhor tesouro que podemos acumular, os bens se dissipam, mas o conhecimento permanece. O dinheiro pode ser roubado, mas ninguém diminui o nosso conhecimento. O conhecimento é o que distingue o prudente e eleva-o a uma posição de destaque.
 

14:19 A recompensa da bondade

“Os maus inclinam-se diante dos bons, e os ímpios diante das portas dos justos.”

As pessoas más parecem ser mais fortes, mais espertas e mais bem-sucedidas do que as pessoas boas. Porém, essa vantagem dos maus é aparente e temporária. A maldade nunca irá compensar.
 
  14:20-21 Valores invertidos

“O pobre é odiado até pelo seu próximo, porém os amigos dos ricos são muitos. O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado.”
 

Os relacionamentos cada dia mais estão se tornando utilitaristas. As pessoas se aproximam umas das outras não porque desejam servir, mas porque anseiam receber alguma coisa em troca. O pobre é colocado de lado pela sociedade, mas a felicidade não está em vivermos de forma egoísta, mas em sermos compassivos e amorosos com todos que nos cercam.
 
  14:22 Planejamento

“Porventura não erram os que praticam o mal? mas beneficência e fidelidade haverão para os que praticam o bem.”

Ninguém constrói uma casa sem planta, o planejamento é a semente do futuro. Quem faz sem planejar, planeja fracassar. Essa lição não se aplica somente a coisas físicas, mas também as atitudes. Muitas vezes precisamos planejar fazer o bem.
 

14:23 O trabalho é sempre proveitoso

“Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza.”

Na nossa cultura sábio é quem enriquece rápido e sem esforço, porém essa lógica não pertence a Deus. O trabalho é bom, não deve ser visto como um fardo. E as pessoas que querem enriquecer à custa das outras devem refletir se não estão abusando do trabalho dos mais pobres.
 
  14:26-27 O temos do Senhor

“No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.”

Temos aqui dois ditados acerca do temor do Senhor, gerando fortaleza segura e vida. A confiança deve estar arraigada firmemente na certeza da vida que vem a partir do temor ao Senhor.
 
  14:28-29 O rei

“Na multidão do povo está a glória do rei, mas na falta de povo a ruína do príncipe. O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.”

Aqui começam os primeiros de muitos provérbios acerca do rei, é provável que eles reflitam a própria experiencia de Salomão.
 

14:30 Paz de espírito

“O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.”

Uma pessoa invejosa é aquela que se perturba com o sucesso dos outros. Ela não consegue se alegrar com o que tem, mas se entristece pelo que o outro tem. O invejoso nunca é e nunca será feliz. Já a paz de espírito dá saúde ao corpo.
 

14:31 O cuidado com os desfavorecidos

“O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra.”

Um dos atributos de Deus é a justiça. Ele é justo em tudo o que faz e abomina a injustiça. Ele julga a causa de todos os pobres e oprimidos. Quem oprime o pobre por ser ele fraco, sem vez e sem voz está agindo contra si mesmo. Cristão, você tem um dever com os pobres!
 
  14:32 A esperança do justo

“Pela sua própria malícia é lançado fora o perverso, mas o justo até na morte se mantém confiante.”

A confiança que um justo tem, até a hora de sua morte não pode ser eliminada. A ancora do justo está firmada numa rocha que nunca será abalada. Quem é justo sempre terá uma viva esperança. Mesmo na hora da morte ele sabe quem é seu redentor.

14:33 O coração do prudente

“No coração do prudente a sabedoria permanece, mas o que está no interior dos tolos se faz conhecido.”

A maldade escondida dos insensatos sempre virá a tona, mas no coração prudente repousa a sabedoria e ele pode viver tranquilamente sabendo que não tem nada a esconder.
 

14:34 Uma nação envergonhada

“A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações.”
 

Quanto mais uma nação peca, mais ela será oprimida e sofrerá. Uma nação não é maior que seus valores morais, se ela promove o pecado então sua ruína já está escrita. A justiça não deve estar somente no papel, ela deve estar presente em toda a nação, incluindo na liderança.
 

14:35 A recompensa da prudência

“O rei se alegra no servo prudente, mas sobre o que o envergonha cairá o seu furor.”
 

O sucesso e o fracasso dos nossos relacionamentos dependem muito de quem somos. Mais uma vez vemos um exemplo de que colhemos o que plantamos. Devemos honrar as autoridades que estão sobre nossa vida, isso significa que elas devem ser tratadas com amor e respeito. Porém nunca devemos nos silenciar diante dos atos errados das autoridades que nos cercam, ou fecharmos os olhos para suas falhas!!!Que Deus nos abençoe, nos guarde, e nos dê a paz! " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, É AINDA NOS ANIMA ".

sábado, julho 30

CONCEITO HOLÍSTICO:

O nome “teoria holística” vem da palavra grega holos, que significa todo, inteiro. O objetivo desse tipo de terapia é tratar do ser humano como um todo. Como assim? Nós somos formados por elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais, mas normalmente só damos atenção aos problemas e doenças do corpo físico. As terapias holísticas enxergam o ser humano como um todo, e não como um fragmento do real. Ela tem por objetivo tratar de todos os âmbitos da pessoa, concentrando-se não apenas nos sintomas, mas também nas causas que a afligem em determinado momento.

    Como funciona o tratamento de doenças através da terapia holística?

    As terapias holísticas entendem que as doenças acometem o nosso corpo quando nos desligamos do nosso espírito, quando perdemos a fé em nós mesmos e não acreditamos (ou não enxergamos) o nosso potencial. Essa ausência de fé gera pensamentos negativos, confusos e densos, afastando nossa energia e nossa leveza.

    Assim como a física quântica já comprovou que todo pensamento gera uma emoção, a terapia holística percebe que esses pensamentos negativos e pessimistas irão trazer emoções também negativas, como o mau humor, o ressentimento, a raiva etc. Ao convivermos diariamente com esses pensamentos e emoções pesados e negativos, nosso corpo somatiza essas debilidades, e elas são expressas tanto no nosso corpo mental (com depressão, tristeza, apatia) como no nosso corpo físico (como doenças, dores e disfunções).

    As terapias holísticas praticadas no Brasil

    No Brasil, as terapias holísticas mais praticadas e conhecidas são a Yoga, a Acupuntura, o Reiki, o Shiatsu, o Tai-Chi-Chuan, o uso de Florais, o Do-In, a Reflexologia e a Medicina Ortomolecular, entre outras. A maioria das terapias holísticas é baseada em medicinas orientais milenares, como a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Ayurveda. Muitas pessoas que não acreditavam nesse tipo de terapia, hoje são adeptas e sentem-se muito bem em praticá-las e em estarem em contato com o seu eu integral. 

Essas terapias são excelentes para aliviar estresse, dores, combater e prevenir depressão, ansiedade, TPM, insônia e muitos outros problemas de saúde. Cada técnica tem sua potencialidade para descobrir o que causa desequilíbrio em cada pessoa e como ela poderá encontrar a cura dentro de si.

    Os terapeutas holísticos podem ser considerados médicos?

    Não. Um terapeuta holístico não é médico nem doutor, nem pode utilizar terminologias típicas da medicina, como tratar a pessoa por paciente, prescrever receitas, dar diagnósticos etc. Um bom terapeuta holístico é aquele que respeita o próximo e busca, através de seus conhecimentos, ajudar a evolução da humanidade. Por isso, ele deve ter uma boa formação na terapia que realiza, pesquisar e atualizar os seus métodos e ter experiência naquilo que pratica.

CONHEÇA ALGUNS BENEFÍCIOS MEDICINAIS DO GUACO PARA SAÚDE:

O guaco é uma planta que tem propriedades medicinais e que cresce de forma natural em regiões da América do Sul, especialmente na Mata Atlântica brasileira. Ela ainda é chamada por outros nomes, como cipó-catinga, erva-de-bruxa e erva-de-cobra.

Aliás, essa última denominação é devido ao fato de que tribos indígenas já utilizavam o guaco justamente como antídoto contra o veneno de cobras. Hoje, a principal forma de uso é contra gripe e resfriado. Para conhecer mais benefícios dele, preparamos esse artigo com a leitura abaixo e ainda descubra as formas de consumo e contraindicações.

Benefícios do guaco para sua saúde

De fato, o guaco contém substâncias que podem fazer bem para o organismo. No entanto, não existem evidências científicas que comprovem a eficácia dele para tudo, como para emagrecer. Afinal, o processo de perda de peso depende de uma combinação de diversos fatores, como a prática regular de exercícios físicos, ter alimentação equilibrada, reduzir o estresse e manter hábitos saudáveis.

Porém, inserir chás no cardápio pode fornecer diversos nutrientes e ainda proporcionar uma maior sensação de saciedade entre as refeições. Agora, especificamente sobre o guaco, veja abaixo 4 benefícios comprovados que ele pode oferecer.

1. É muito nutritivo

Em primeiro lugar, o guaco é muito nutritivo e tem vitaminas e minerais importantes para o funcionamento adequado do corpo.

Porém, os componentes que tem ação antioxidantes são os que mais se destacam na planta, como:

  • Cumarina;
  • Flavonoides;
  • Saponina;
  • Óleos essenciais (como sesquiterpenos e diterpenos) (1).

Por outro lado, em alguns produtos à base de guaco, em especial os xaropes, geralmente é possível encontrar um acréscimo de vitamina c e B para potencializar a ação contra a gripe.

2. Combate infecções respiratórias

Como visto acima, o guaco é rico em uma substância chamada cumarina e ela tem propriedades expectorantes e broncodilatadoras.

Por esse motivo, uma das principais aplicações da planta é contra diversos tipos de infecções respiratórias, especialmente gripes e resfriados. O uso ainda é indicado contra tosse, dor de garganta e rouquidão (2).

Aliás, o Sistema Único de Saúde (SUS) até mesmo disponibiliza o guaco como um fitoterápico para o tratamento alternativo de problemas respiratórios (3).

3. Faz bem para o sistema digestivo

Embora o uso do guaco seja mais popular contra problemas respiratórios, existem indicativos de que ele também faz bem para o sistema digestivo.

De acordo com uma pesquisa, a cumarina presente no guaco ajuda a diminuir a úlcera estomacal causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso contínuo de anti-inflamatórios e estresse (4).

Um dado interessante é que a planta seria muito mais efetiva do que outras utilizadas contra a condição, como a espinheira Santa A explicação disso é a abundante presença da cumarina.

4. Tem potencial anticancerígeno

O guaco também é alvo de interesse dos pesquisadores pelo fato de ter uma potencial ação anticancerígena, tanto para a diminuição do crescimento do câncer quanto para evitar o surgimento dele.

Alguns estudos mostraram que os componentes presentes na planta poderiam até mesmo acabar com as células tumorais. No entanto, é importante alertar que são necessários mais estudos sobre o assunto para entender melhor como esse mecanismo funciona.

Mesmo que os resultados sejam otimistas, lembre-se de que nenhum alimento sozinho é capaz de curar ou reverter uma condição de saúde. Aliás, apenas um médico especialista pode indicar um tratamento adequado para o combate de doenças graves como o câncer.

Como fazer o chá de guaco

  1. Em primeiro lugar, selecione 4 ou 5 folhas de guaco e leve-as bem com água corrente;
  2. Depois disso, coloque 1 litro de água para ferver e quando começar a borbulhar, desligue o fogo;
  3. Adicione as folhas picadas na água ainda quente;
  4. Deixe agir por aproximadamente 5 minutos;
  5. Antes de servir, coe e espere a bebida ficar morna.

Embora o chá de guaco tenha um gosto mais amargo, evite colocar açúcar. Se a intenção é usar a bebida para amenizar os sintomas de gripes ou resfriados, uma boa ideia pode ser adicionar mel, limão ou gengibre. 

Outras formas de consumo do guaco

  • Xarope: o xarope de guaco natural é um excelente remédio caseiro para tose seca e irritação na garganta. Se quiser fazer em casa, basta aquecer em uma panela 1 maço de guaco, 1 xícara de açúcar mascavo e 1 litro de água e deixar cozinhar até alcançar a consistência desejada.
  • Medicamentos naturais: é possível encontrar o guaco na fórmula de xaropes ou em alguns medicamentos naturais. Para consumi-los de forma segura, verifique a procedência dos produtos.
  • Extrato: o extrato tem uma grande concentração de guaco e, de forma geral, pode ser usado para a higiene bucal, pois a planta tem efeito antibacteriano.

No futuro, conforme o avanço das pesquisas científica, é provável que o número de produtos feitos com ele aumente, principalmente por conta de suas inúmeras propriedades.

Contraindicações do guaco

Moderadamente, o consumo de guaco é benéfico para a maioria das pessoas. Afinal, o chá e o xarope são excelentes conta gripe, resfriado e tosse. Entretanto, a planta tem cumarina, uma substância presente também na canela e que, em excesso, pode causar reações prejudiciais ao organismo.

De modo geral, a ingestão desse componente deve ser entre 0,1 mg por kg. Essa é a quantidade recomendada por dia para evitar o risco de efeitos negativos. Assim, quem tem 60 kg, por exemplo, pode consumir até 0,6 mg diariamente (5).

Além disso, se você faz uso de medicamento de uso contínuo, tem algum problema de saúde, está grávida ou amamentando, não e indicado usar a planta no seu dia a dia ou contra algum problema específico.

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?