Israelologia é a área do estudo teológico especificamente focada no que a Bíblia ensina sobre Israel. O autor principal sobre esta questão nos últimos anos tem sido Arnold Fruchtenbaum, Ph.D., fundador do Ministério Ariel (Ariel Ministries em inglês). Seu principal foco é mostrar o que a plenitude das Escrituras ensina sobre a terra e o povo de Israel. O Dr. Fruchtenbaum rejeita especificamente a teologia de substituição (a crença de que a Igreja substituiu o Israel do Antigo Testamento). Como ele observa, apenas o dispensacionalismo, "com a sua clara distinção entre Israel e a Igreja, pode, de fato, fornecer uma doutrina bíblica sistematizada de Israel".
A obra de Fruchtenbaum é muitas vezes adotada por aqueles que defendem o dispensacionalismo e amplamente rejeitada por aqueles que não o fazem. No entanto, o estudo da Israelologia oferece muito discernimento para todos os cristãos. Por exemplo, a Israelologia mostra como a Igreja e Israel têm um papel agora. A Igreja é chamada, como os primeiros apóstolos e cristãos foram, a compartilhar a mensagem do evangelho com o povo judeu como uma das muitas nações incluídas na Grande Comissão ( Mateus 28:18-20 ).
Além disso, a nossa visão de Israel influencia a nossa visão da Lei Mosaica do Antigo Testamento. A Israelologia examina como a Igreja primitiva lidava com a prática do judaísmo e defendia a leitura e o estudo das Escrituras do Antigo Testamento.
Um resultado final e importante do estudo da Israelologia é um respeito mais profundo pelo povo judeu contemporâneo. O crescente antissemitismo em partes do mundo muitas vezes molda Israel em uma luz altamente negativa. No entanto, uma visão bíblica adequada de Israel assinala a visão alta de Deus sobre Israel e seu futuro. Os cristãos são chamados a mostrar amor ao povo de Israel e a orar por eles ( Salmo 122:6 ).
A Israelologia é um estudo muitas vezes negligenciado entre os cristãos, talvez por causa de crenças pré-concebidas relacionadas aos tempos finais ou à teologia da substituição. No entanto, todos os cristãos são chamados a estudar para se mostrarem aprovados (2 Timóteo 2-15 ). Nosso estudo deve incluir o que a Bíblia ensina sobre o povo de Abraão e a terra que Deus lhes prometeu ( Gênesis 12:1-3 ) Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário