A fadiga adrenal é um termo utilizado para descrever a dificuldade do organismo para lidar com níveis elevados de estresse por muito tempo, causando sintomas como dor no corpo todo, dificuldade para concentrar, vontade de comer alimentos muito salgados ou cansaço persistente, mesmo tendo dormido bem.
Embora a fadiga adrenal ainda não seja reconhecida como uma doença pela medicina tradicional, muitos naturopatas acreditam que este tipo de fadiga surge quando as glândulas adrenais, que estão por cima do rim, deixam de conseguir produzir níveis adequados de cortisol, fazendo com que o corpo tenha maior dificuldade em lidar com o estresse e evitar as suas consequências.
Normalmente, o tratamento é feito com alterações nos hábitos de vida e de alimentação, mas também pode ser usada a suplementação com plantas medicinais que ajudam a aliviar o estresse de forma natural.
Os principais sintomas de fadiga adrenal são:
Cansaço excessivo;
Dor no corpo todo;
Perda de peso sem causa aparente;
Diminuição da pressão arterial;
Vontade por alimentos muito doces ou salgados;
Tonturas frequentes;
Infecções recorrentes, como gripe ou resfriados.
Além disso, também é bastante comum a sensação de aumento de energia no final dia, que acontece devido aos níveis desregulados de cortisol, que pode causar picos no início da noite, podendo resultar em insônia.
Não ignore os seus sintomas!
Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.
Como é feito o diagnóstico
Ainda não existem exames capazes de comprovar a fadiga adrenal, no entanto, o profissional de saúde pode suspeitar dessa condição a partir da avaliação dos sintomas apresentados e história clínica de cada pessoa.
Além disso, podem ser solicitados exames laboratoriais para avaliar o nível circulante no sangue de cortisol e ACTH, que podem estar com níveis alterados em caso de fadiga adrenal.
Como é feito o tratamento
A principal forma de tratamento para a fadiga adrenal consiste em adotar bons hábitos diários, além de fazer uma alimentação saudável. Assim, alguns hábitos importantes para aliviar os sintomas são:
Participar em atividades de lazer, como jardinagem, yoga, ginástica ou dança;
Minimizar as fontes de estresse físico, emocional ou psicológico. Veja algumas técnicas para diminuir o estresse e ansiedade;
Dormir 8 horas por noite, ou entre 7 a 9 horas;
Evitar alimentos com muito açúcar, como bolos, refrigerantes ou guloseimas;
Evitar alimentos com muita gordura, como frituras, embutidos ou queijos gordos;
Diminuir o consumo de álcool, especialmente no final do dia.
Além disso, muitas vezes o naturopata também indica o uso de suplementos com extratos de plantas medicinais, para ajudar no relaxamento e diminuição dos níveis de estresse, separei algumas plantas que são adpitogenas que pode ser indicadas ( panax ginseng; astragalus; ginseng indiano; ginseng siberiano; Pfaffia glomerata; mucuna pluriens ) " A FITOTERÁPIA TRATA A PESSOA COMO UM TODO NO CONTEXTO DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA INDIVIDUAL E INTELECTUAL: FISIOLOGIA, COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE E CONSCIÊNCIA ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário