sexta-feira, outubro 20

O LADO OCULTO DA MENTE: VAMOS ENTENDER O QUE É O INCONCIENTE!

O lado oculto da mente humana é responsável por uma parte relevante de nosso cérebro e exerce um domínio pleno de praticamente todas as nossas ações.

Porém, após muitas tentativas, pesquisas e observações, alguns mecanismos de controle sobre o “Inconsciente” foram desenvolvidos. Inclusive, algumas técnicas destas são utilizadas com o objetivo de potencializar ações empresariais militares.

A experiência do lado oculto da mente de um profissional de medicina:

Um profissional de medicina foi acometido por uma sequência de dois derrames cerebrais bem agressivos. Este episódio deixou sequelas profundas que afetaram o córtex visual. Essa área é a responsável pela visão e o deixou totalmente cego. Foi quando o seu caso caiu nas mãos de um grupo de pesquisadores, que não hesitaram em mergulhar nesse caso complexo e até então irreversível.

Os pesquisadores, então, apresentaram a esse profissional de medicina algumas figuras e pediram a ele que identificasse as imagens. Desse modo, para a surpresa daqueles pesquisadores, o homem acertou 50% do teste.

Um eles, então, disse: provavelmente, de forma aleatória, acertou as perguntas feitas. Sendo assim, optaram por conduzir uma nova rodada de teste, porém mudaram as figuras para dificultar o testando. Eles usaram expressões faciais boas e hostis, mas o resultado foi o mesmo do teste anterior: 50% de acerto.

Desse modo, os pesquisadores o interrogaram se ainda conseguia ver, mesmo que por uma condição limitada. No entanto, o profissional afirmava que não, pois sua visão havia se perdido por completo.

Como então explicar esses acertos?

Buscando a história do desenvolvimento do homem, percebemos que, nos primórdios, a identificação de uma expressão facial era uma questão de sobrevivência. Sendo assim, uma análise incorreta poderia ser paga com a vida.

Ao longo das gerações, automaticamente, uma área do cérebro assumiu a responsabilidade de avaliar as expressões. Essa área foi chamada de “Fusiforme”, ou seja, quando você visualiza pela primeira vez uma face, você tem a percepção do que está acontecendo. Esse processo dura frações de segundos e é inconsciente.

Para muitos, o que parece ser uma questão de instinto, na verdade, é um processo do inconsciente de identificação facial desenvolvido ao longo da existência do homem.

A explicação para o fenômeno
Voltando ao caso do profissional de saúde que sofreu o derrame cerebral, o que aconteceu foi justamente isso. Embora o córtex dele não conseguisse mais processar as imagens enviadas pelos olhos, estes ainda estavam intactos.

Por isso, mesmo estando com a limitação da visão, ainda conseguia ver os rostos. Existem muitos casos como estes registrados, ao ponto que foram denominados pela ciência como “Blindsight” ou “Visão Cega”.

Consciente, a pessoa está sem a visão, porém partes do seu cérebro conseguem enxergar. Esse caso é somente um dos milhares de exemplos que até o momento se sabe sobre o poder que há no inconsciente do homem.

Dia a dia profissionais se inspiram e se debruçam de forma exaustiva na busca por absorver mais e mais conhecimento desse Lado Oculto da mente humana.

Tanto Neurocientistas como Psicanalistas buscam, juntos, esse universo. O lado oculto da mente há muito tempo é alvo de pesquisas, mas ainda não se conseguiu mensurar a sua grandeza. No entanto, o que já se pode afirmar é que o espaço ocupado do “Consciente” é algo em torno de 5%, ficando 95% para o “Inconsciente”.

A relação do Inconsciente com as ações humanas:

O processo de fala
Será que tudo que fazemos está relacionado ao inconsciente? Sim. Como exemplo, temos o processo da fala. Já observou que nós simplesmente pensamos e imediatamente verbalizamos? Não precisamos selecionar um conjunto de frases para formar a ideia que estamos querendo falar.

Esse fluxo naturalmente surge devido a um trabalho de bastidores que é realizado pelo inconsciente, pois este vai reunindo um vocabulário vasto ao longo de nossos vários diálogos. A partir daí, ele mesmo faz todo esse processo que vai da construção da ideia até a escolha milimétrica das palavras a serem usadas para expressar a mensagem que se quer passar.

O processo de Leitura:

O mesmo fenômeno acontece quando estamos praticando a leitura, o inconsciente decodifica as palavras em ideias, trazendo um sentido lógico e aplicável que são transmitidos para sua consciência.

O inconsciente assume a tarefa de alimentar o consciente, traduzindo as idéias expressas tanto pela escrita como pelo diálogo. Por isso, inicialmente, surgem algumas dificuldades em se aprender um outro idioma.

O processo de aprendizagem
No processo inicial de aprendizado somente o consciente trabalha. Aprender um novo idioma é um processo semelhante ao da descoberta da criança no seu processo evolutivo.

O inconsciente trabalha em silêncio, sem que percebamos ele atua de forma intensa a todo momento. Diferentemente do organismo, que se cansa bem mais facilmente. Chega-se a afirmar que, quando utilizamos o máximo de um esforço mental, 1% de toda nossa energia é consumida. Esse fenômeno ocorre graças a um trabalho árduo e constante realizado pelo inconsciente para nos manter relaxados.

Os nossos sentidos funcionam como janelas, as quais permitem que o vento, o frio e o sol tenham acesso ao interior da casa. É nesse momento o inconsciente absorve o calor, o frio e o frescor e registra as experiências, transformando-as em reguladores para futuras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?