sábado, julho 9

O CHORO PODE ATÉ DURAR UMA NOITE, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ: TEXTO:( SALMO 30: 1-12 )

Salmo 30 é uma oração de gratidão pela graça de Deus que restaura a comunhão com o pecador arrependido. Conforme diz o cabeçalho, essa composição de Davi foi destinada ao louvor na dedicação da casa, ou seja, um cântico para uso quando fosse completada a construção do templo, uma obra projetada por Davi e realizada depois da sua morte pelo seu filho e sucessor, Salomão.

Apesar de ser um hino preparado para um momento de comemoração nacional em Israel, o tom do Salmo 30 é pessoal, uma mensagem de redenção da própria vida de Davi. Ele inicia com estas palavras:

“Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim. SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura” (versos 1 a 3).

Davi havia chegado à beira da morte e sobreviveu somente pela graça de Deus. Com certeza, essa linguagem pode incluir sua salvação diante das perseguições de Saul, durante a rebelião de Absalão e nas várias batalhas de conquista. Mas, fica evidente nos versos seguintes que Davi pensava em momentos de afastamento de Deus, consequências dos seus próprios pecados. Ele continua:

“Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome. Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: jamais serei abalado. Tu, SENHOR, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha; apenas voltaste o rosto, fiquei logo conturbado” (versos 4 a 7).

Como é normal nos hinos de Davi, ele chama todos os servos do Senhor a participar do louvor, sempre exaltando o nome de Deus. Mas os motivos citados vêm da sua própria experiência. Ele viu a grande diferença entre a ira e a graça de Deus, pois a ira passou e a graça permanece.

Depois do livramento, é fácil cair no erro de autoconfiança. Davi confessa essa falha. Ele havia cometido esse erro de confiar em si, pensando que nunca seria abalado. Depois de Deus dar para Davi grandes vitórias sobre Saul, Absalão e as nações ao seu redor, ele decidiu, sem permissão divina, fazer um censo da nação de Israel. Deus não se agradou dessa decisão do rei Davi e enviou um castigo severo que custou a vida de 70.000 homens, ovelhas sob os cuidados desse pastor de Israel (2 Samuel 24:1-17). O vínculo desse pecado de Davi com o Salmo 30 se torna evidente quando consideramos o desfecho da história. Ele procurou perdão:

“Por ti, SENHOR, clamei, ao Senhor implorei. Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade? Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim; sê tu, SENHOR, o meu auxílio” (versos 8 a 10).

Na busca da compaixão de Deus, Davi obedeceu às instruções divinas e comprou um terreno onde fez sacrifícios ao Senhor (2 Samuel 24:18-25). Uma vez perdoado por Deus, parece que Davi dedicou o resto da sua vida aos preparativos para a edificação do templo nesse mesmo lugar, e à organização dos cultos de adoração em Jerusalém.

A graça de Deus demonstrada ao rei Davi motivou esse salmista a se dedicar, de coração, ao louvor do Senhor. Ele conclui o Salmo com esta mensagem alegre:

“Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre” (versos 11 e 12).

Nós, como pecadores que precisam da misericórdia de Deus, temos o mesmo motivo para adorar ao senhor. 

sexta-feira, julho 8

SIGNIFICADO DAS PLANTAS GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS:

As gimnospermas são plantas terrestres que possuem sementes, mas não produzem frutos.

O nome do grupo deriva das palavras gregas gymmos "nu" e sperma "semente", ou seja, significa semente nua. Isso porque, as sementes das gimnospermas não encontram-se no interior dos frutos, ficando expostas ou nuas.

São exemplos de gimnospermas as araucárias, cedros, cicas, ciprestes, pinheiros e sequóias.

Araucária

Em geral, essas plantas adaptam-se melhor em climas mais frios e temperados. Acredita-se que existam cerca de 750 espécies de gimnospermas.

Características

As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema.

O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas. Esse fato fez com que as plantas dominassem definitivamente o ambiente terrestre, pois ficaram independentes da água para a fecundação.

Atualmente, esse grupo de plantas pode ser encontrado em vários tipos de ambientes. Um exemplo é o pinheiro-do-paraná ou araucária, que pode ser encontrado na Mata das Auracais no Sul do Brasil.

Estrutura Reprodutiva

A estrutura reprodutiva das gimnospermas é o estróbilo, também conhecido como cone, daí a denominação conífera para as gimnospermas.

Os estróbilos são formados por folhas modificadas que se agrupam e formam essa estrutura. Essas folhas são férteis e não realizam fotossíntese.

Estróbilo

Os estróbilos podem ser masculinos ou femininos. Isso permite que as gimnospermas possam ser monóicas ou dióicas. Quando monóicas possuem estróbilos masculinos e femininos. Quando dióicas possuem apenas um dos tipos de estróbilo.

Os estróbilos masculinos, também chamados de microstróbilos, são pequenos. Em seu interior são produzidos os esporos masculinos (micrósporos), através dos microsporângios.

Os estróbilos femininos, também chamados de megastróbilos, são maiores e conhecidos popularmente como pinhas. Eles produzem os esporos femininos (megásporos), através dos megasporângios.

Ciclo de Vida

Para compreender o ciclo de vida das gimnospermas, vamos considerar o exemplo de um pinheiro, um representante típico desse grupo.

No momento da reprodução, as folhas modificam-se e originam os estróbilos masculinos (microstróbilos) e estróbilos femininos (megastróbilo). Lembre-se que algumas espécies podem ter estróbilos masculinos ou femininos, são dióicas.

Nos megastróbilos são produzidos, por meiose, os megásporos. Eles ficam retidos nos megasporângios, onde desenvolvem-se no interior do óvulo e originam o gametófito feminino. A partir do gametófito feminino surgem dois ou mais arquegônios, em cada um diferencia-se uma oosfera, o gameta feminino.

Nos microstróbilos, os microsporângios produzem, por meiose, os micrósporos. Desses micrósporos surgem os grãos-de-pólen, também chamados de gametófitos masculinos. Eles ficam armazenados no microstróbilo até serem liberados no ar.

Nesse momento, ocorre a polarização realizada pelo vento (anemofílica). Os grãos-de-pólen viajam pelo ar até encontrar a abertura do óvulo. Quando isso ocorre, eles germinam e originam o tubo polínico que cresce e alcança o arquegônio. Isso possibilita que os gametas masculinos fecundem a oosfera e originem o zigoto.

Desse processo surge o pinhão, que é a semente, ou seja, o portador do óvulo fecundado, o embrião.

Angiospermas

As angiospermas também são plantas terrestres. A grande diferença entre as angiospermas e as gimnospermas é em relação à estrutura. As angiospermas possuem flor e fruto. Isso faz com que a sua semente seja protegida pelo fruto, o que não ocorre com as gimnospermas.

Assim, as angiospermas são plantas complexas que apresentam raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.

HÁ UM TEMPO PRA TUDO: TEXTO ( ECLESIÁSTES 3: 1-22 )

Dividiremos este estudo em 3 partes para melhor entendermos  ( 1 ) Versos 1 a 8: o autor afirma que tudo tem o seu tempo de        (2 ) Versos 9 a 13: o proveito do trabalho                                            ( 3 )Versos 14 a 22: questionamentos sobre o fim das coisas

Vou falar um pouco sobre como entender este livro e sobre os principais ensinamentos que podemos obter neste capítulo.

COMO ENTENDER ECLESIASTES?

Para interpretarmos corretamente este capítulo, é imprescindível entendermos a situação do pregador. Sei que já falei disso em estudos anteriores, mas seria um descuido meu não reforçar que esta pessoa, aparentemente já no final de uma vida de muitas realizações, começava a se perceber na proximidade do fim e a se questionar sobre tudo o que havia feito.

Eclesiastes, como também disse anteriormente, não é um livro de respostas, mas um livro de indagações profundas, muitas delas as quais só serão respondidas em Jesus. Não temos como interpretar o livro de Eclesiastes sem considerar tudo o que Jesus ensinou.

Dou um exemplo: se interpretarmos isoladamente o versículo 19, qual conclusão chegaríamos?

“Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.”

Eclesiastes 3:19

Poderíamos facilmente nos ater ao final do verso e entender que temos o mesmo valor que os animais, que não somos diferentes deles em nada. Sei que é um exemplo quase absurdo mas, dadas as interpretações bíblicas que vi ao longo da minha vida, não me surpreenderia se alguém pensasse assim. Por isso precisamos considerar tudo o que Jesus diz, nesse caso, por exemplo, em Mateus 10:31, por exemplo.

Por isso, meu primeiro apelo aqui é: não tente entender o livro de Eclesiastes isoladamente do restante das escrituras. Sei que em outros livros temos direções mais precisas, porém, em Eclesiastes, pela condição do autor, pela estrutura do livro, pelo momento em que foi escrito, nos é necessária uma avaliação mais ampla.

O QUE EU APRENDO EM ECLESIASTES 3: 1-8 ?

Primeiramente, e não pode ser diferente, precisamos aprender algo com a primeira parte deste capítulo: há um tempo para todas as coisas.

Enquanto meditava neste texto me veio à mente uma reflexão sobre como alguns cristãos sentem-se culpados por passarem por momentos difíceis.

Não é para menos que alguns de nós sintam-se culpados. Não são poucas as vezes onde vemos uma pessoa cristã lutando contra a depressão ser julgada como uma pessoa sem fé. Da mesma forma, já vi pessoas cristãs que adoeceram serem julgadas da mesma forma ou serem diagnosticadas como pecadoras e essa ser a causa certa de suas doenças.

Entendo aquelas que se sentem culpadas por estarem passando por um período mais difícil em suas vidas. Porém, o pregador diz aqui que existe tempo para todas as coisas. Existe o tempo inclusive de descansar, de parar um pouco, de se recuperar. Existe o tempo de se dedicar, de estar presente, de trabalhar intensamente. Tudo tem o seu tempo e não deveríamos nos culpar ou julgar as pessoas por estarem em um tempo diferente do nosso.

Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

No nosso entendimento do tempo de cada pessoa, devemos sempre depender do Espírito Santo. Caso contrário, facilmente nos colocaremos nos extremos:

  • Um extremo é de pensarmos que devemos viver no tempo de trabalhar para sempre. Servir com toda a disposição, em todo o tempo, como se fôssemos robôs carregados pela bateria espiritual do poder do divino.
  • O outro extremo é o de nos acomodarmos numa situação confortável, onde não servimos, só participamos da vida da comunidade quando convém, a oração é rara e a leitura da Palavra não existe.

Não podemos decidir por nós mesmos qual é o tempo em que estamos vivendo. Devemos depender do Espírito Santo para discernir qual é o nosso tempo.

Quem decide o tempo que você está vivendo? Sua vontade, seu medo de decepecionar às pessoas, ou o Espírito Santo?

Nos versículos finais deste capítulo, encontramos um pregador cansado, em reflexões profundas e, de certa forma, com angústia sobre o final de sua vida.

Quando lemos:

“Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?”

Eclesiastes 3:20,21

Vejo que esta pessoa está angustiada por, apesar de ter feito tantas coisas e adquirido tanto conhecimento, percebe que o futuro e o julgamento final, estão fora do controle de suas mãos. Isso, para uma pessoa que fez obras tão grandiosas e viveu uma vida vencendo em cada projeto que tinha em seu coração, deve ser algo realmente desesperador.

Perceber que não controlamos o que acontecerá conosco, que a nossa vida não está nas nossas mãos, pode nos trazer terror ou paz.

Terror para as pessoas que acreditavam estar no controle de tudo ou para aqueles que vivem uma vida dissoluta, longe dos caminhos de Deus. Paz para aqueles que se entregaram a Jesus para servir por amor e abriram mão de suas vidas.

A conclusão do autor, até este momento de Eclesiastes, parece ser a única possível para uma pessoa que percebeu que não têm o controle de sua vida:

“Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?”

Eclesiastes 3:22

Como que dizendo: já que não controlamos o que acontecerá conosco, a única coisa que nos resta é nos alegrarmos com o tempo que temos aqui, com o que fazemos aqui.

Uma conclusão que até sou capaz de entender, mas com a qual não me conecto. Lembro-me das palavras de Cristo:

“Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

Mateus 16:25,26

Jesus nos ensina que a nossa vida não está nas nossas mãos, não somos nós quem temos o controle do que acontecerá e, o melhor que podemos fazer, é nos entregarmos nas poderosas mãos do Senhor.

quinta-feira, julho 7

DEUS TE ABENÇOE? O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA PARA VOCÊ?

Saudade do tempo que eu ouvia  alguém falar: "Deus te abençoe". Naquele tempo os filhos pediam a "bença" pro pai, pra mãe, pro avô, pra avó e até pros tios e tias. Era benção que não acabava mais. Na hora de deitar a gente pedia benção pro pai e pra mãe e eles respondiam; "Deus te abençoe, dorme com Deus". Hoje quando me lembro daquele tempo fico emocionado de ver a pureza e o respeito dos filhos e dos sobrinhos e dos netos. E quando a pessoa era católica pedia a benção pro padrinho. E todo mundo era abençoado, respeitado e amado. Hoje mudou tudo: é filho contra pai, irmão contra irmão, é reino contra reino, nação contra nação... E muita gente inverte as posições e diz que hoje é tudo moderno e que naquele tempo era tudo muito estranho Hoje não é mais "amigo e irmão", hoje é parça, brother e outras coisas que Nem sei o que isto significa, sei que brother é irmão em inglês. Mas essa mudança é normal dentro do contexto do mundo, hoje a linguagem é on-line, moderna e atual. Mas se eu tivesse o meu pai e a minha mãe vivos, com certeza eu pediria a benção para eles. Sinto muita falta deles!

A Bíblia diz em Provérbios 10.22 que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores. A benção segue o abençoado lado a lado pelos difíceis caminhos da vida. A Bíblia contém vários textos que falam e exemplificam a benção em diversos momentos da vida de seus personagens. Com o tempo este costume foi se esvaindo e saindo de moda, como se diz. As mudanças vieram, o desrespeito, a provocação, a indignação e os filhos aos poucos deixaram de pedir a benção a seus pais e parentes próximos. Para muita gente aquilo era só um costume banal que não tinha nenhuma relevância, mas a Bíblia não diz assim, pois havia até a benção da primogenitura e o caso mais conhecido foi o de Esaú e Jacó. Deus sempre valorizou a sua benção sobre seus filhos. A benção sacerdotal era impetrada pelos sacerdotes: "Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê a paz" (Números 6.24 a 26). Portanto, a benção na Bíblia é coisa séria e fundamental na vida do povo de Deus.

Sem dúvida, o povo de Deus é um povo abençoado e deveria seguir o caminho da benção dos pais aos filhos, o respeito, a obediência e o reconhecimento. Hoje há muitas coisas que são valorizadas nas igreja que não tem base bíblica, principalmente na área das finanças, se força muitos textos bíblicos e há igrejas que praticamente obrigam os membros a  fazerem coisas quase que forçado quando na verdade, isto é algo que deve ser feito espontaneamente como efeito da benção de Deus na vida da pessoa e não como uma exigência. Há coisas que não é muito importante, mas há coisas bem mais importantes. Sem a benção de Deus a nossa vida espiritual não tem sentido e o nosso caminho é cheio de curvas e perigoso. Deveríamos valorizar mais esse requisito tão claro e evidente na Bíblia. Há coisas que são aparência exterior, tradição, modismo, algo muitas vezes sem fundamento bíblico que são muito valorizadas em detrimento do ensino genuíno da Palavra de Deus. Na Bíblia, os pais abençoavam os seus filhos como forma de demonstrarem a importância da benção de Deus na vida deles. Hoje em muitas igrejas nem se recita mais a benção apostólica no final dos cultos: "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós!" (II Corintios 13.14).

Sem a benção de Deus nada somos. Precisamos ser abençoado para que possamos ser mais vitorioso, Que possamos valorizar mais a benção de Deus em nossas vidas.

VENÇA SUAS DIFICULDADES E SEUS OBSTÁCULOS: TEXTO ( SALMO 52 )

Belas canções e poesias encantam corações desde tempos históricos, tendo elas a capacidade de despertar grandes e maravilhosos sentimentos no espírito de cada um; e o Salmo é a incorporação destas características em orações. Eles foram idealizados pelo antigo Rei David e levam consigo a intenção de atrair Deus e seus anjos para mais perto de seus devotos assim, todas as mensagens enviadas ao céus chegariam mais fortes e com mais clareza. Neste estudo iremos nos debruçar sobre o significado e a interpretação do Salmo 52.

Existe um total de 150 Salmos que, juntos, formam o Livro dos Salmos. Cada um deles foi construído com rítmica musical e poética, além de possuírem temáticas individuais. Dessa forma, cada um deles é dedicado à uma função, como transmitir agradecimentos por uma benção alcançada ou ainda para pedir auxílio para situações difíceis que esteja enfrentando. Essa característica faz com eles sejam uma arma frequente contra as dificuldades que afetam o espírito da humanidade, bem como parte integrante de muitos rituais para sempre. 

O Salmo 52 em especial se trata de um Salmo de proteção, destinado a pedir que os céus o protejam, tanto de males externos como dos internos. Através de seu texto é possível aprender que de cada situação e vivência humana, seja ela boa ou ruim, é possível retirar um valioso aprendizado. O Salmo descreve um intenso abuso de poder onde alguém que causa dor e sofrimento, ao mesmo tempo se vangloria de tudo o que seu poder o permite fazer, mesmo que não seja correto.

Com essa temática, tal Salmo pode ser lido e cantado quando se sentir prestes a enfrentar determinado obstáculo como, por exemplo, em pedidos para o afastamento de pessoas nocivas e situações opressoras e maldosas. Ele também é útil para prevenir e combater alguns males que afetam o ser humano de dentro para fora, abalando sua força de vontade e espírito, como a tristeza e a descrença. Sua construção permite ainda que faça parte das orações dos que buscam a franqueza em todos os aspectos de sua vida, como em sua vida profissional, por exemplo.

A seguir, vamos conhecer esse Salmo que é feito para proteger aqueles que sofrem sob leis ou situações ditatoriais, sejam elas originadas de um empregador insensível, um cônjuge abusivo ou de qualquer outra espécie:

Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus permanece continuamente.
A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos.
Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão. 
Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta.
Também Deus te destruirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes. 
E os justos o verão, e temerão: e se rirão dele, dizendo:
Eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade.
Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.
Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e 

INTERPRETAÇÃO DO SALMO 52; 

Nas próximas linhas, você verá uma interpretação detalhada dos versículos que compõem o Salmo 52. Leia com fé a atenção.

Versículos 1 a 4 – Tu amas mais o mal do que o bem

“Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus permanece continuamente. A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos. Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão. Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta”.

O Salmo 52 tem início em tom de denúncia por parte do salmista, que aponta a perversidade dos poderosos, que agem com arrogância e prepotência, fazendo uso da mentira para alcançar seus objetivos. Essas são as mesmas pessoas que acreditam que é possível viver uma vida sem Deus; e ainda desdenham de Sua existência.

 

Versículos 5 a 7 – E os justos o verão, e temerão

“Também Deus te destruirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes. E os justos o verão, e temerão: e se rirão dele, dizendo: Eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade”.

Aqui, entretanto, o Salmo toma o rumo da punição, condenando os poderosos arrogantes ao castigo Divino. Os versículos podem estar se referindo tanto a uma pessoa em particular, quanto a uma nação como um todo. A prepotência dos poderosos será destruída pelas mãos do Senhor, enquanto os humildes regojizarão em reverência e alegria.

Versículos 8 e 9 – Para sempre te louvarei

“Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente. Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos”.

O Salmo então finaliza enaltecendo a opção do salmista: confiar e louvar à Deus, esperando Nele por toda a eternidade.


terça-feira, julho 5

CONCEITOS E FILOSOFIAS HOLÍSTICAS:

Holismo é um conceito filosófico associado à totalidade. O termo vem do grego (holos) e significa “todo, inteiro, conjunto” de forma que se apoia na teoria da compreensão integral. Ou seja, o todo está em cada parte e cada parte se encontra no todo.

O conceito de holismo, entretanto, possui grande abrangência sendo utilizado também em outras áreas do conhecimento: saúde, educação, psicologia, física, ecologia, administração, artes, dentre outros.

O termo foi criado em 1926, pelo soldado e intelectual africano Jan Christiaan Smuts (1870-1950) em sua obra “Holismo e Evolução”. Segundo ele, o conjunto não é a mera soma de suas partes, posto que o todo e suas partes se influenciam e se determinam reciprocamente.

Assim, o holismo pressupõe a união das partes por meio da inter-relação e correlação entre elas. Em outras palavras, trata-se da interação do todo (como um organismo) por meio das partes que o compõem. Desse modo, podemos observar que o conceito de holismo é oposto ao reducionismo, atomismo e da teoria cartesiana.

No reducionismo, o sistema complexo é reduzido e explicado através das partes que o constituem. No atomismo, a menor parte da matéria (átomos) são indivisíveis e explicam todos os fenômenos naturais. Na teoria cartesiana, criada por René Descartes, procura explicar os fenômenos através da divisão ou decomposição máxima das coisas em unidades mais simples.

Sistema Holístico

O sistema holístico visa uma superação dos paradigmas, de forma que considera o todo, donde as características não podem ser determinadas ou explicadas simplesmente como a soma das suas partes. Em outras palavras, o todo transcende a soma de seus componentes.

Separamos algumas abordagens holísticas:

  • Na Filosofia: o filosofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) foi um dos primeiros a refletir sobre aspectos do holismo ao abordar o conceito em sua obra “Metafísica”. Segundo ele, “O todo é maior que a soma das partes”. Por conseguinte, o filósofo francês Augusto Conte (1798-1857) utiliza o conceito para entender a ciência como um todo.
  • Na Educação: teorias educativas atentam para o holismo como uma maneira mais eficaz do ensino-aprendizagem de modo que o estudante tenha uma visão mais ampla dos conhecimentos, o que leva ao melhor entendimento dos fenômenos na sua totalidade. Assim, as coisas não devem ser explicadas de maneira separada e sim, a partir de uma visão interdisciplinar.
  • Na Administração: muitas empresas atualmente apresentam uma visão holística (pensamento sistêmico) para atingirem o sucesso, ao contrário da lógica reducionista e mecanicista. Assim, a organização é vista de maneira global a partir da união das partes que a compõem (recursos, estratégias, ações, atividades, lucro, dentre outros) com o intuito de obter uma visão mais clara e precisa do conjunto.
  • Na Saúde: Se pensarmos em medicinas ou terapias alternativas, a compreensão do ser humano só é possível a partir da relação entre as partes: corpo, mente e espírito, por exemplo, nos pressupostos da medicina tradicional chinesa, ayurveda, fitoterapia, homeopatia, acupuntura, reiki, do-in, shiatsu, yoga, tai-chi-chuan, dentre outros. Segundo as teorias das medicinas alternativas, o ser humano é indivisível, na medida que existe uma relação entre as partes do corpo, as quais são influenciadas pela mente e emoções.

DEUS O JUSTO JUIZ: TEXTO ( SALMO 82 )

Alguns desses cânticos foram dirigidos aos homens, como mensagens de exortação ou reprovação. Nesse salmo de Asafe são repreendido os juízes parciais, os relembrando do julgamento divino que viria sobre todos. Governantes, e especialmente as pessoas que pensam assim, devem pensar bem na mensagem. Vamos considerar esse ensinamento de Asafe:

“Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses, estabelecendo o seu julgamento”(verso 1). A abertura desse cuidado nos oferece uma abertura excelente para passagens com passagens bíblicas e com respeito por outros textos das escrituras. Esse verso é um tipo de evolução espiritual para os seres humanos, usado para tornar-se um tipo de evolução espiritual para se em deuses. São exemplos das distorções resultantes do exercício para inserir doutrinas humanas nos textos sagrados. Dois fatos claros de outros livros bíblicos originados a questão: (1) Deus afirma sem equívoco ser o único Deus (1 Reis 8:60; Isaías 44:6,8; 45:5-6 e muitos outros trechos); (2) Quando uma pessoa representa Deus em uma posição de autoridade sobre outros, pode ser chamado de “deus”. É o que o Senhor fez com Moisés (Êxodo 4:16; 7:1), mas isso não mudou o fato da mortalidade de Moisés, um ser humano. No texto de Salmo 82:1, os juízes são tratados como “deuses” porque tem a responsabilidade de aplicar a justiça divina no papel de governar sobre os homens.

Mas, os juízes estavam falhando, como observamos na continuação do Salmo:

“Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa dos ímpios? Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado. Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios” (versos 2 a 4).

Esses juízes tinham o papel de fazer leis, e sim de aplicar com equidade os princípios da justiça estabelecida por Deus. Cabia a eles, como ainda seja a responsabilidade dos governantes, proteja os inocentes e castigar os malfeitores (Romanos 13:1-7).

“Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam trevas em; vacilam todos os fundamentos da terra” (verso 5). Quando as pessoas em questão de saúde não defendem o que a autoridade é bom e nem certo, toda a população. Até os alicerces da sociedade são abalados pela falta de sociedade dos seus líderes.

“Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo. Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir” (versos 6 e 7). Se ainda há dúvida sobre o sentido do primeiro verso, esse o original mais ainda. O Senhor, o Senhor, os homens, o título de Deus, Deus, Deus, Deus, Deus, Deus, o Senhor, Deus, o Senhor, o Título de Deus aos Deuses, Deus, o Senhor, o Título de Deus. Todos que exercem autoridade, sejam pais, maridos, chefes, pastores, governadores, presidentes ou outros, devem lembrar-se da sua posição de subordinação ao divino Juiz de todos!

O fato da autoridade absoluta de Deus se torna o foco na conclusão de Salmo, quando Asafe suas palavras ao próprio Senhor:

“Levanta-te, ó Deus, julgando a terra, pois a ti compete a herança de todas as nações” (verso 8). O princípio por trás da justiça desse hino continua ecoando pelos séculos, cada vez que alguém diz: “Não acredito na justiça humana, mas acredito na divina” . Asafe viu corruptos que favoreciam os ímpios e prejudicavam os inocentes e indefesos, mas ele nunca se esqueceu da soberania de Deus. Ele exerce domínio sobre todos. Todas as nações pertencentes a ele. No final das contas, ele julgará todos, inclusive os juízes.

Homens continuam governando e julgando. Alguns agem com honestidade e outros não. Mas todos, dos menores aos maiores, serão julgados por Deus ( 2° coríntios 5:10 ).

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?