segunda-feira, setembro 5

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA FITOTERÁPIA E A DIETÉTICA DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA?

A fitoterapia e a dietética ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa auxiliam na prevenção de doenças e no processo de reeducação alimentar por meio de propriedades energéticas de alimentos.

"Os alimentos para a MTC levam em consideração sabor, natureza, partes utilizadas e afinidades por determinados meridianos, assim uma doença que produz calor é tratada com um alimento frio (ex. melancia para queimações no estomago ao passo que uma coriza causada por frio não deve ter como alimentação frutas e verduras cruas, q são frias e sim alimentos mornos e picantes como a cebola por ex.). Isso fortalece o Qi e consequentemente o organismo, prevenindo muitas doenças equilibrando o paciente no estado de saúde".

Estudos mostram que é importante destacar que a fitoterapia e a dietética são importantes na prevenção e no tratamento de indivíduos que procuram não utilizar tratamentos convencionais para não comprometer ainda mais seu estado de saúde que pode ser alterado devido ao uso de medicamentos. "Quando comemos bem, respiramos bem (nos exercitando por exemplo), dormimos bem e seguimos sem excessos, raramente teremos doenças crônicas ou que comprometam nossa saúde pois o organismo terá um poder de resposta e reparação muito mais eficiente que em situações onde o abuso o descaso e a comodidade estão presentes.

Estudos indica que o tratamento é contraindicado a crianças, grávidas e idosos, pois os mesmos tem um organismo mais sensível. "As doses e misturas fitoterápicas são especificas para cada pessoa, então se não soubermos utilizar podemos ter reações indesejadas e até intoxicações, por isso as pessoas devem procurar a orientação de um especialista antes de começar a utilizar o tratamento".

Especialistas ainda explica as diferenças entre a fitoterapia e a dietética "A diferença é que a fitoterapia chinesa é composta por elementos dos reinos animal, vegetal e mineral e a dietética e composta basicamente de alimentos. Podemos utilizá-las em conjunto, a fitoterapia é indicada quando apenas a alimentação e os exercícios físicos não são suficientes para manter o estado de saúde do indivíduo", 

O RECONHECIMENTO DA SOBERANIA DE DEUS: TEXTO ( SALMO 3: 1-8 )

O Salmo 3 fala sobre a confiança em Deus em meio à adversidade. O estudo bíblico do Salmo 3 revela claramente que quando o salmista escreveu esse salmo, ele estava sendo afligido e perseguido.

Aparentemente o Salmo 3 foi escrito pelo rei Davi durante o tempo em que seu próprio filho, Absalão, se revoltou contra ele. Conforme os registros bíblicos, Absalão realmente ficou obstinado em tomar o trono de seu pai a qualquer custo, tornando-se um perigoso inimigo. Como resultado disso, Davi foi obrigado a fugir de Jerusalém para escapar da ira de seu filho (2 Samuel 15-18).

Juntamente com os membros de sua casa, Davi atravessou o rio Jordão e acampou em Manaim Aqui vale lembrar que Deus permitiu a rebelião de Absalão como parte da disciplina a que Davi foi submetido por causa de seu pecado com Bate-Seba (2 Samuel 12:1-12).

Também é possível que esse salmo tenha continuado a ser usado em Israel em contextos de batalha. Isso porque suas características descrevem claramente situações de perseguição em geral enfrentadas pelo rei e pela própria nação; das quais a revolta de Absalão foi apenas mais uma entre tantas.

Um esboço do Salmo 3 pode ser apresentado da seguinte forma:

  • O reconhecimento da adversidade (Salmo 3:1,2).
  • A profunda confiança em Deus (Salmo 3:3-6).
  • A oração pelo livramento e o reconhecimento da soberania de Deus (Salmo 3:7,8).

O reconhecimento da adversidade (Salmo 3:1,2)

O Salmo 3 começa com o salmista dizendo a Deus que o número de seus adversários havia crescido grandemente. Ele diz: “São numerosos os que se levantam contra mim” (Salmo 3:1). Essa declaração de Davi pode ser melhor explicada à luz do que o livro de Samuel registra acerca de seu provável contexto histórico.

O texto bíblico diz que veio um mensageiro a Davi e lhe disse: “Todo o povo de Israel segue decididamente a Absalão” (2 Samuel 15:13). Isso significa que a oposição de Absalão foi tão forte e persuasiva, que ele conseguiu arrebatar os corações dos israelitas a seu favor.

É interessante perceber que o salmista coloca intensidade em suas palavras quando descreve o aumento de suas aflições. Ele diz que o número de seus adversários tem crescido; que são números os que se opões contra ele; e que muitos diziam que não havia salvação em Deus para ele (Salmo 3:1,2).

A profunda confiança em Deus (Salmo 3:3-6)

Frente ao cenário hostil que se apresentava diante dele, o salmista contrasta sua observação melancólica acerca das aflições que o cercavam, com sua inabalável confiança em Deus. Se por um lado ele registra que na concepção de muitos, Deus havia lhe abandonado, por outro lado ele declara firmemente: “Porém tu, Senhor, és meu escudo, és minha glória e o que exalta a minha cabeça” (Salmo 3:3).

Essas palavras de Davi lembram a conhecida declaração do apóstolo Paulo: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31). Apesar de suas aflições, o salmista sabia que o Senhor escuta e responde a oração do crente (Salmo 3:4).

Todavia, a confiança de Davi em Deus não era apenas teórica, mas experiencial. Alguém dizer que confia em Deus é uma coisa; viver como quem confia em Deus é outra. Nos versos seguintes do Salmo 3 o salmista mostra que sua declaração de confiança em Deus não era vazia e superficial; mas era algo que norteava sua vida, apesar das dificuldades enfrentadas. Por esse motivo ele diz: “Deito-me e pego o sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Salmo 3:5).

Davi expressa sua confiança em Deus usando a figura de alguém que é capaz de dormir tranquilamente num acampamento de guerra; embora o inimigo estivesse ao seu redor. Na verdade ele viveu literalmente essa situação. Este era o pano de fundo da vida de Davi naquele momento. Na boca de um incrédulo, essa ideia soa como imprudência; mas na boca dos cristãos, essa ideia se apresenta como um testemunho vívido do sustento e da proteção de Deus.

Note que Davi começa o Salmo 3 dizendo: “São numerosos os que se levantam contra mim” (Salmo 3:1). Mas no mesmo salmo ele explica qual é a sua postura prática diante desse cenário à luz do cuidado divino: “Não tenho medo de milhares do povo, que tomam posição contra mim de todos os lados” (Salmo 3:6).

O pedido pelo livramento (Salmo 3:7)

O salmista realmente confiava em Deus; ele sabia que suas orações sinceras eram ouvidas pelo Senhor. Por isso ele não perdeu tempo e praticou a oração: “Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebra os dentes” (Salmo 3:7).

Tem gente que diz confiar em Deus, mas não fala com Deus em oração. A prática da oração contínua e perseverante é um dos sinais distintivos de que alguém realmente possui a verdadeira fé.  Como alguém pode crer verdadeiramente em Deus e não buscar n’Ele o seu socorro? Isto não faz o menor sentido!

Concordo com estudiosos quando diz que embora Davi desfrutasse de tanta paz e tranquilidade mental; e estivesse em tal estado de ânimo para não ter medo de dez milhares de homens; ainda assim ele não negligenciou os meios corretos de libertação e segurança, isto é, a oração a Deus. Ele conhecia o seu Deus, e não perdia tempo em recorrer a Ele.

Os estudiosos enxergam essa oração de Davi como um tipo de grito de guerra evocando a presença de Deus na batalha. Também é notável que a preocupação de Davi em sua oração não é meramente com sua pessoa, mas é com a honra do Senhor.

Deus havia constituído Davi como rei de Israel, e qualquer um que quisesse usurpar sua posição estava desprezando o propósito divino; estava querendo colocar sua própria força acima da vontade de Deus.

Por isso Davi diz que seus adversário não são apenas meros desafetos seus, mas ímpios; isto é, inimigos de Deus. A expressão “feres os queixos” refere-se a um golpe no rosto que significava um sinal de grande humilhação. Já a expressão “quebra os dentes”, significa que Davi comparava os ímpios a um bando de animais selvagens que precisavam ter seus dentes quebrados (Salmo 3:7).

A oração de Davi recorda também a oração de Moisés “Levante-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam” (Números 10:35).

O reconhecimento da soberania de Deus (Salmo 3:8)

Davi termina o Salmo 3 com uma declara direta sobre a soberania de Deus: “Do Senhor é a salvação; e sobre o teu povo, a tua bênção” (Salmo 3:8).

Davi sabia que a eficácia de sua oração não estava no poder de suas palavras, mas no poder do Deus que governa soberanamente todas as coisas. Por isso essa conclusão de Davi no Salmo 3 não se restringia apenas a libertação temporal que ele tanto precisava; mas testemunhava também acerca de uma libertação cuja implicação é eterna! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, É AINDA NOS ANIMA ".

domingo, setembro 4

" ADIANTUM CAPILLUS-VENERIS L." ( AVENCA ) UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

Nome científico: 
Adiantum capillus-veneris L.
Família: 
Pteridaceae
Sinonímia científica: 
Adiantum tenerum var. dissectum M. Martens & Galeotti
Partes usadas: 
Folha, rizoma
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Carotenoides, flavonoides, compostos fenólicos, fitosteróis.
Propriedade terapêutica: 
Antibacteriana, anticândida, antiviral, contraceptiva, hipoglicêmica, expectorante, diurética.
Indicação terapêutica: 
Bronquite, rouquidão, pedras nos rins, desintoxicação do fígado, queixas peitorais, resfriado, tosse, dificuldade de respirar.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: maidenhair fern, southern maidenhair fern.
  • Francês: capillaire cheveux-de-Vénus, capillaire de Montpellier, cheveux de Vénus.
  • Alemão: frauenhaarfarn, venushaarfarn.
  • Italiano: capelvenere comune.
  • Espanhol: adianto, capilera, culantrillo de pozo

Origem, distribuição:
Nativa em vários países, tem distribuição subcosmopolita (ocorre em todos os continentes, exceto na Antártica ou Antártida). Temos várias espécies no Brasil.

Descrição:
Planta muito bonita, sensível, cresce em ambientes úmidos, não tolera vento nem exposição direta ao sol. Existem muitos tipos de avenca: de folha grande, folha miúda, tênues, mais consistentes etc.

É uma trepadeira pequena, perene, de 20 a 70 cm de altura. Possui haste e ramos marrom escuro, duros e finos. As folhas são pecioladas, alternas, finas, polimorfas, algumas são obovais e outras em forma de leque, estreitas na base e largas na parte superior onde apresentam sinuosidade e bordos que podem ser crenados ou denteados. 

Avencas, samambaias e outras plantas de folhagem são chamadas de plantas feto. Têm raiz, caule e folhas mas não produzem flores nem sementes. A reprodução é por meio de esporos. Nos fetos, as folhas são geralmente denominadas "frondes".

Curiosidade
Capillus-veneris significa "cabelo-de-Vênus", devido às folhas verdes deslumbrantes. Capillus significa "cabelo" e "veneris" vem de Vênus, a deusa do amor como era chamada pelos antigos gregos.

Uso popular e medicinal:
A planta é bem conhecida como ornamental mas é também usada em vários países para uma gama de problemas.

Na medicina chinesa é indicada para tratar a bronquite. No Curdistão é usada na forma seca, depois rehidratada e cozida em água, em seguida filtrada, servindo como uma bebida para se livrar de pedras nos rins, uma vez que é tida como diurética, além de ser utilizada para desintoxicar o fígado e facilitar a respiração.

Nas Filipinas as frondes são usadas para tratamento de queixas peitorais. No Irã e Iraque é indicada contra resfriado, tosse e dificuldade de respirar. Considerada útil em distúrbios respiratórios e urinários, ajuda a acalmar a tosse, a rouquidão e descongestionar o muco excessivo.

É usada como xarope em várias regiões da América Central, do Sul e Amazônia peruana como diurético. Na França um xarope das folhas é usado para reduzir o muco e a tosse, o chamado "Sirop de Capillaire". Na Inglaterra usam para asma, perda de cabelo e falta de ar.

As propriedades creditadas a avenca são antibacteriana, anticândida, antiviral, contraceptiva e hipoglicêmica. A decocção atua como supressor de tosse, expectorante, estimulante menstrual e descongestionante.

Os principais constituintes encontrados em avenca são carotenoides, flavonoides, compostos fenólicos e fitosteróis:

  • Carotenoides: luteína, zeaxantina, violaxantina, neoxantina, rodoxantina, mutato xantina
  • Flavonoides: rutina, kaempherol, procianidina, quercetina, naringina, isoquercetina, prodelfinidina
  • Compostos fenólicos: ácidos cafeico, cumárico
  • Fitosteróis: beta-sitosterol, campesterol

 Dosagem indicada:

Queda de cabelo. Colocar 100 g de avenca seca em 1 litro de água. Ferver por 30 minutos. Esfriar, coar e utilizar para fricção diária no couro cabeludo. 

Rouquidão (xarope). Macerar 30 g de folha de avenca em ½ litro de água. Após 3 horas, passar a infusão por um guardanapo, apertar bem as folhas para extrair todo o liquido, em seguida colocar em uma panelinha. Adicionar o dobro do peso do líquido em açúcar ou mel de abelha e aquecer em banho-maria até a sua dissolução completa. Adicionar 30 g de água de flor de laranjeira e tomar o xarope em colheradas, 3 vezes ao dia." NÃO USE MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE ".

O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA A RESPEITO DE; " EIS QUE DIANTE DE TI PUS UMA PORTA ABERTA, E NINGUÉM A PODE FECHAR " TEXTO ( APOCALIPSE 3: 1-8 )

“Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” é a promessa que os cristãos da cidade de Filadélfia escutaram da parte do Senhor Jesus (Apocalipse 3:8). Essa promessa tinha a ver com o privilégio da entrada no Reino de Deus concedido soberanamente por Cristo; bem como a oportunidade de serviço em favor desse mesmo reino.

Apesar das dificuldades enfrentadas por aquela comunidade cristã, a fé daqueles cristãos era genuína; e seu empenho na obra de Deus, verdadeiro. Então na carta que o apóstolo João registrou endereçada àquela Igreja, o próprio Senhor Jesus diz: “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Apocalipse 3:8).

Eis que diante de ti pus uma porta aberta

A Igreja em Filadélfia sofreu grande perseguição promovida pelos judeus daquela cidade. Eles faziam oposição à admissão dos gentios como parte do verdadeiro povo de Deus. Eles não aceitavam a ideia de que o Senhor estava recendendo na comunhão de sua família aquelas pessoas que não eram descendentes sanguíneos de Abraão. 

A oposição dos judeus naquela cidade era tão grande que eles são chamados por Cristo de “os da sinagoga de satanás”. Aquelas pessoas faziam de tudo para atrapalhar a pregação do Evangelho e prejudicar a Igreja do Senhor. Embora eles se considerassem o povo eleito de Deus, na verdade eles estavam do lado de fora do Reino de Deus (Apocalipse 3:9; cf. Mateus 8:12).

É nesse contexto que Cristo diz que havia posto diante de Sua Igreja uma porta que ninguém é capaz de fechar. Além disso, Ele também diz conhecer muito bem as obras daqueles cristãos. Mas o que significa essa porta aberta? Alguns estudiosos dizem que a porta aberta significa a admissão no Reino de Deus. Outros preferem dizer que a porta aberta significa uma oportunidade de serviço.

Mas é possível que os dois sentidos estejam pretendidos na declaração: “Eis que diante de ti pus uma porta aberta”. Nesse sentido, os teólogos do Novo Testamento  explica que a porta aberta significa, em primeiro lugar, uma oportunidade maravilhosa de pregar o Evangelho. Em segundo lugar, a porta aberta também significa a operação da graça de Deus criando ouvidos para ouvir, ansiosos para receber a mensagem do Evangelho (cf. Atos 14:27; 1 Coríntios 16:9; 2 Coríntios 2:12; Colossenses 4:3).

E ninguém a pode fechar

No grego, a frase: “Eis que diante de ti pus uma porta aberta”, enfatiza fortemente a ideia de que a porta já tinha sido aberta num tempo passado, e permanecia aberta no tempo presente. Então Cristo não iria abrir uma porta diante daquela Igreja; mas Ele já havia aberto aquela porta e continuava mantendo-a aberta.

Além disso, Ele assegura que ninguém seria capaz de fechar aquela porta. Somente o Senhor é quem pode abrir a porta da fé e tornar possível o sucesso da tarefa de proclamação do Evangelho (cf. Atos 14:27); bem como também é verdade que mais ninguém pode fechar essa maravilhosa porta que Ele abre.

Em outras palavras, a eficácia da obra da evangelização não dependia da limitada comunidade cristã de Filadélfia, mas dependia da autoridade soberana do Senhor. Concordo com estudiosos quando diz que Deus é soberano na obra da salvação; pois Ele abre ou fecha as portas do serviço de proclamação do Evangelho (cf. Isaías 45:1). Inclusive, aqueles mesmos cristãos também ouviram que Cristo é quem tem a chave de Davi, que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre (Apocalipse 3:7).

A igreja em Filadélfia podia ser insignificante aos olhos de seus opositores, mas era gigante aos olhos do Senhor. Apesar das perseguições, aqueles cristãos  guardaram a palavra do Senhor e não negaram o Seu nome. Embora tivesse pouca força, aquela igreja era guardada por Deus (Apocalipse 3:10; cf. 1 Coríntios 1:8).

A boa notícia é que essa mesma promessa continua valida até hoje para a verdadeira igreja de Cristo, Aquela pequena comunidade cristã local de Filadélfia passou, mas o Evangelho continuou triunfando e a Igreja se espalhou até os confins da terra. A porta continuou aberta, e ninguém pôde fechá-la.

Hoje essa porta está aberta diante de nós, e temos em nossas mãos o maravilhoso privilégio de participar do serviço na obra do Senhor. “Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém pode fechar”. Não sejamos negligentes a esse chamado divino! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, É AINDA NOS ANIMA ".

sábado, setembro 3

" SYMPLYTUM OFFICINALE L. ( CONFREY ) UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICAS:

Boraginaceae:  

 SinonímiasNão foram encontradas sinonímias para esta espécie. 

Nomes populares:  Confrei, comfrey, consólida, erva-encanadeira-de-osso, etc. 

Origem ou Habitat: Eurásia. 

Características botânicas:  Herbácea perene, medindo de 30-120 cm de altura, possuindo rizomas desenvolvidos e mucilaginosos de cor marrom escuro e raízes fusiformes fasciculadas. As folhas são simples, alternas, oblongo-lanceoladas, ásperas, as superiores são sésseis e de menor tamanho, todas com a superfície inferior apresentando nervuras bem salientes. Flores hermafroditas, diclamídeas, pentâmeras, pêndulas, de corola tubulosa amareladas, violáceas ou rosadas, agrupadas nos ramos terminais. O fruto é um tetraquênio de cor negro brilhante. 

Partes usadas: Folhas e raízes. 

Uso popular:  É indicado para diversas afecções, como anti-inflamatório e cicatrizante de feridas, úlceras varicosas, furúnculos e irritações da pele. É usado cataplasma das raízes para o tratamento caseiro de fraturas dos ossos, queimaduras e picadas de insetos. 

OBS.: a ingestão da planta deve ser evitada. 

Composição química:  Contém mais de uma dúzia de alcalóides pirrolizidínicos (sinfitina, equimidina, elicopsamina, etc.) em concentração maior nas raízes. 

Outros: taninos, mucilagem, alantoína, carotenos, vitaminas do complexo B, minerais (Si, Ca, K, Fe, I), açúcares, saponinas esterólicas e triterpênicas, esteróis e triterpenos livres, ácido clorogênico, ácido cafeico, etc. 

Ações farmacológicas: Demonstrou atividades anti-inflamatórias, cicatrizante e na consolidação de fraturas ósseas. Existe um consenso sobre o emprego unicamente externo do confrei, devido à presença de alcalóides pirrolizidínicos. 

Efeitos adversos e/ou tóxicos: Estão relacionados aos alcalóides pirrolozidínicos, os quais podem ocasionar a longo prazo, enfermidade veno-oclusiva hepática e induzir a degeneração do hepatócito, cirrose e câncer. 

Contra-indicações:  A presença de alcalóides pirrolizidínicos contra indica o uso interno do confrei. 

Não se deve aplicar externamente sobre feridas abertas devido a absorção percutânea dos alcalóides. 

Posologia e modo de uso: Somente uso externo, sob a forma de cataplasma,  compressa. 

Observações: A quantidade de alcalóides contidos em uma xícara de chá de folhas de confrei varia de 8,5 a 26 mg e das raízes a quantidade é bem mais elevada, o que pode provocar intoxicações graves, cujos sintomas só vão aparecer 3 a 4 anos mais tarde.     " NÃO USE MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE ".

" EPHEDRA VIRIDIS COVILLE " EFEDRA UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICA:

Nome científico: 
Ephedra viridis Coville
Família: 
Ephedraceae
Sinonímia científica: 
Ephedra nevadensis var. viridis (Coville) M.E.Jones
Partes usadas: 
Fruto, semente, caule (haste).
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Efedrina
Propriedade terapêutica: 
Adstringente, diurética, tônica, purificadora do sangue, broncodilatadora, descongestionante.
Indicação terapêutica: 
Resfriado, asma, tosse, constipações, anemia, reumatismo, problemas renais, úlcera do estômago.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: green mormon tea, green ephedra, Indian tea, mountain ephedra
  • Francês: ephedra
  • Alemão: meerträubel

Origem, distribuição
Efedra é um arbusto nativo da Califórnia (EUA), estende-se ao oeste da América do Norte.

Descrição:
Planta arbustiva com folhas escamiformes opostas ou verticiladas, caule verde muito ramificado. Planta dioica, raramente monoica, 1 a 8 microsporângios sésseis ou pedunculados reunidos em estróbilos espiciformes ou globoides. 1 a 3 megaesporângios protegidos por numerosos pares de brácteas, sendo os pares inferiores estéreis. 

Há uma espécie que ocorre espontaneamente no Estado do Rio Grande do Sul.

Curiosidade
Efedra é conhecida nos EUA como "chá dos mórmons" (mormon tea) devido a sua popularidade entre os mórmons, que a utilizam como uma bebida energética no lugar da cafeína, não permitida pela religião. 

Uso popular e medicinal:
Um chá feito da fervura das hastes explica o nome em inglês "chá verde Mórmon". É bem adstringente e indicado no tratamento de resfriado comum e asma. Tem forte efeito diurético, usado como remédio principalmente por indígenas norteamericanos e de regiões de língua espanhola dos EUA. 

E. viridis auxilia a aliviar problemas do trato urinário. A planta tem grande reputação na cura da sífilis, na forma de ingerir a decocção das hastes e um cataplasma das hastes, fervida ou pulverizada, aplicado às feridas.

As hastes são purificadora do sangue, diurética e tônico. A infusão tem sido utilizada no tratamento de tosse e constipações, anemia, reumatismo, problemas renais, úlcera do estômago e outros distúrbios.

Em geral as hastes são utilizadas frescas ou secas na forma de chá, mas também podem ser consumidas cruas. Hastes jovens são melhores se ingeridas cruas e caules mais velhos são usados em chá. As hastes podem ser colhidas em qualquer época do ano e secadas para uso posterior.

Hastes secas ou em pó são usadas como um curativo de feridas e em queimaduras. 

As hastes da maioria dos membros deste gênero contêm o alcaloide efedrina. A droga efedrina, um antidepressivo, descongestionante e broncodilatador, é feita a partir da planta americana E. viridis e da chinesa Ma Huang (E. sinica), além de outras 40 conhecidas espécies do gênero Ephedra. A efedrina tem sido muito utilizada para ajudar a aliviar os espasmos bronquiais e tratar a asma. Esta substância dilata os músculos dos brônquios, contrai a mucosa nasal, aumenta a pressão arterial e é estimulante cardíaco. A efedrina não cura a asma, mas em muitos casos é muito eficaz no tratamento dos sintomas, amenizando os problemas do doente.

Toda a planta pode ser usada em concentrações bem menores do que os componentes isolados. Ao contrário de usar a efedrina isolada, usando toda a planta raramente ocorrem efeitos colaterais.

Estudos confirmam que a efedrina tem efeito semelhante a adrenalina: estimula o sistema nervoso simpático (SNS), eleva a pressão arterial e os batimentos cardíacos. É menos potente que a adrenalina mas o efeito é mais prolongado e exerce sua ação quando administrado por via oral, enquanto a adrenalina só é eficaz por injeção.

Outros usos:
Os ramos, fervidos com alumínio, produzem um corante castanho-claro.

Interações com medicamentos:

Adrenalina (simpaticomimético). Resultado: relato de arritmia cardíaca quando da associação com o fitoterápico. 

Anticonvulsivantes. Resultado: o fitoterápico pode causar convulsões, pois reduz a eficácia dos medicamentos. 

Corticosteróide (anti-inflamatório esteróide). Resultado: o fitoterápico aumenta a depuração do fármaco, levando a redução do efeito deste. 

Derivados do ergot (intoxicação causada por fungo). Resultado: teoricamente o uso associado poderia causar hipertensão. 

Medicamentos que prolongam o intervalo QT (ECG). Resultado: o fitoterápico possui efeito aditivo no prolongamento do intervalo QT, aumentando o risco de arritmias ventriculares (disopiramida, procainamida, quinidina, tioridazina entre outros). 

Medicamentos estimulantes centrais. Resultado: teoricamente o uso associado ao fitoterápico potencializaria o estímulo central promovido pelos fármacos (pseudo-efedrina, fenilpropanolamina, dietilpropiona). 

Fenelzina (inibidor da MAO). Resultado: relato de insônia, cefaléia, tremores quando da associação ao fitoterápico. 

Halotano (anestésico geral). Resultado: relato de arritmias cardíacas quando da associação ao fitoterápico.

Hipoglicemiantes (antidiabéticos). : o fitoterápico pode causar hiperglicemia, dificultando o controle da glicemia.

Inibidores da MAO (antidepressivos). Resultado: os fármacos inibem a biotransformação dos alcaloides do fitoterápico (efedrina e pseudoefedrina), favorecendo a instalação de crises hipertensivas por efeito aditivo adrenérgico.

" ERYTHRINA VERNA VELL. " MULUNGU UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

Nome científico: 
Erythrina verna Vell.
Família: 
Leguminosae
Sinonímia científica: 
Corallodendron mulungu (Mart.) Kuntze
Partes usadas: 
Cascas do caule.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Alcaloides (eritrina, erisotrina, eritrartina, eritralina, erisodina, erisovina, erisopina, erisonina, erisolina etc.), esteroides, glucosídeo (migurrina), compostos antociânicos.
Propriedade terapêutica: 
Sedativo, hipnótico.
Indicação terapêutica: 
Calmante dos nervos, asma de origem nervosa, tosse nervosa, dor reumática, insônia.

Origem, distribuição:
Erythrina verna, anteriormente chamada de Erythrina mulungu, é espécie nativa do Brasil e de maior ocorrência na região sudeste do país.

Descrição:
​Árvore atinge de 10 a 25 m de altura. Tronco ereto e cilíndrico de 50-70 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma estriado.

Folhas alternas, compostas, trifoliadas, com estipulas pequenas e acompanhadas de espinhos agudos e escuros. As flores dispõem-se em cachos axilares e terminais, surgem antes das folhas e tem cor vermelha, donde lhe vem o nome de "árvore-de-coral". 

Curiosidade
O nome Erythrina vem do grego "erythros" (vermelho) devido a cor das flores. O nome popular mulungu vem do tupi mussungú ou muzungú e do africano mulungu, cujo significado é “pandeiro” e pode estar relacionado ao som emitido pela batida em seu tronco oco.

O fruto, não comestível, é um legume longo, linear, atenuado na base e no ápice, abrindo-se por 2 uivas sinuosas e contraídas, entre as sementes que são arredondadas, vermelhas e com uma mancha preta.

No Brasil são encontradas as espécies E. amazonicaE. crista-galliE. domingueziiE. falcataE. fuscaE. poeppigianaE. similisE. speciosaE. uleiE. velutina e E. verna

Uso popular e medicinal:

As propriedades de extratos de sementes de várias espécies de Erythrina foram inicialmente estudadas nos anos 1930 e 1940, quando foi identificado a presença de alcaloides com atividade semelhante ao curare, Curare tem o significado genérico de "veneno (utilizado pelos indígenas para caçar) que deu origem a medicamento".

Na medicina tradicional brasileira a casca do mulungu é usada há muito tempo pelas populações indígenas como sedativo. Na medicina herbária é considerada um excelente sedativo para acalmar ansiedade, tosses nervosas, agitação psicomotora e insônia. É largamente empregada contra asma, bronquite, hepatite, gengivite, inflamações hepáticas e esplênicas, febres intermitentes. Nos EUA é usada por práticos e herbalistas para acalmar crises de histeria proveniente de trauma ou choque, eliminar palpitações do coração (extrassístole), insônia, contra problemas hepáticos e hepatite.

A planta é indicada como sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. É muito usado na asma de origem nervosa, tosses nervosas, dores reumáticas e insônia. Sua propriedade de regularizar os batimentos cardíacos e a atividade hipotensora foi atribuída aos alcaloides. Pode ser associado ao maracujá à valeriana e ao viburno (Viburnum opulus), planta medicinal e ornamental também conhecida no Brasil como rosa-de-gueldres.

Além da ação calmante, a decocção das cascas de E. verna é usada para outras desordens do sistema nervoso central (SNC) como depressão e epilepsia.

Mulungu é encontrado nas farmácias brasileiras na forma de extrato seco das cascas. Em virtude de seu uso tradicional, esta espécie tem potencial de gerar produtos de interesse ao SUS. O extrato de mulungu já é utilizado em associação com espécies de outros gêneros para produção de medicamentos fitoterápicos ansiolíticos sendo os mais conhecidos: "maracugina", "passaneuro" e "calmapax".

Em sua constituição química são encontrados alcaloides (eritrina, erisotrina, eritrartina, eritralina, erisodina, erisovina, erisopina, erisonina, erisolina, erisotina, eritratidina, dentre outros), esteroides, glucosideo (migurrina), compostos antociânicos (pelargonidol, cianidol).

 Dosagem indicada:

Sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. Decocto a 2 %, de 2 a 3 xícaras ao dia. Extrato fluido, de 1 a 4 ml ao dia. 

Outros usos:
A madeira é leve, mole, macia, de baixa durabilidade quando exposta, tem utilidade na caixotaria. Devido a florada atraente, tem potencial paisagístico como já ocorre em algumas cidades do sudeste Suas flores são muito procuradas por Pássaros. 

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